quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E que tal um franguinho?

Olá! E então? O que cozinhar hoje? Aqui em casa tentamos comer de forma saudável e variada mas descobrir um novo sabor na comida básica do dia-a-dia deixa tudo mais interessante! E tem dado certo! Hoje vou mostrar duas opções de peito de frango grelhado, espero que gostem!
FRANGO GRELHADO EM CAMA DE COURGETES

Deixe os filés de frango temperados com sal, alho e limão durante algum tempo. No meu caso temperei e deixei algumas horas no frigorífico (geladeira) para usar na hora do jantar.

As Batatas Salteadas:
Coloque água a ferver e quando já estiver a ferver coloque sal na água e só depois as batatas. Cortei em rodelas finas. O truque aqui; que serve para outros vegetais como os bróculos (brócolis) por exemplo, é só colocar na água quando ela já estiver a ferver com o sal e deixar por apenas 3 min. Ou utilize o truque do palito, quando furar a batata se ela agarrar mas não cair esta o ponto. Até porque ela ainda vai ser salteada na frigideira e se estiver mole vira puré!
Depois de cozida as rodelas de batata deixe esfriar um pouco antes de colocá-la na frigideira e só então com um pouco de margarina (neste caso fica melhor com a margarina do que com o azeite) é só saltear um pouco com alho e cebolinho e/ou coentros cortados. Reserve

Os Vegetais:
Corte as courgetes em rodelas (no Brasil o mais parecido são as abobrinhas) tempere com sal e jogue na frigideira. É só virar de vez em quando. Neste caso um fio de azeite ajuda a ficar mais saboroso e saltear melhor.
Corte também os cogumelos frescos ao meio, tempere com sal e lá vão eles para a frigideira também. Misture um dente de alho, pode até ser com casca e amassado porque é apenas para dar mais sabor, depois retira-se. Quando estiverem levemente dourados coloque as ervas....já testei muitas e ficaram todas boas (coentros, salsa e cebolinho).

O Frango:
Basicamente é só grelhar na frigideira com um pouco de margarina. Mas o frango não pode passar muito do ponto porque senão fica seco. Asssim que ficar branquinho por dentro é só desligar.

MOLHO de mel e mostrada:
Amigos! O grande truque deste prato foi o meu molhinho....que modéstia à parte ficou ótimo e fez toda a diferença. Os ingredientes são:

Mostarda em grão
Vinagre Balsâmico
Mel
Azeite

PREPARO: Numa panelinha pequena misture os ingredientes mas não os deixe ferver, não é necessário porque é  apenas para amolecer mais facilmente que aquecemos. As quantidades ficam à escolha e gosto decada um. No meu caso, quando fiz para o meu filho usei apenas uma colher de chá de mostarda e também de azeite, depois uma colher de sopa de mel e outra de vinagre balsâmico....Já quando fiz para o Pedro e pra mim caprichei um pouco mais na mostarda , só que não fica forte porque a combinação com o mel fica perfeito. O João Pedro adorou! Tenho que dizer que adoro vê-lo experimentar novos sabores, para uma criança de dois anos ele come muito bem o que me deixa bastante orgulhosa. Por outro lado procuro fazer o João Pedro participar da minha cozinha e ajudar no que for possível, deixo ele cheirar a comida para sentir o sabor e repito várias vezes os nomes das ervas e dos ingredientes todos! E ele adora! Vira uma brincadeira..... 
Ai está o pratinho dele....que por sinal comeu tudooooo


A outra opção do franguinho...
...é ainda mais simples! Apenas saltear tudo misturado na mesma frigideira e jogar um pouco de vinho branco de mesa. No final polvilhe com muita erva. Usei salsa tirada da minha hortinha (que por enquanto é  só um vaso de salsas).


Não quero puxar a "sardinha" para o meu lado, já que não aprecio carne vermelha de jeito nenhum; mais as vantagens da carne branca são muitas.....querem ver?

A carne branca das aves, além das propriedades nutritivas (é boa fonte de proteínas, ferro e fósforo), tem  outras vantagens, pois contém poucas gorduras, muito macias, que se derretem com facilidade e são, por esse motivo, de mais fácil digestão. Essas características a tornam ideal para ser dada a crianças e pessoas que tenham problemas com o aparelho digestivo.

O franguinho é bom para a nossa saúde:
O frango é fonte de diversas substâncias fundamentais para a boa saúde do nosso organismo. Todos os aminoácidos essenciais estão presentes no frango. É o arranjo desses compostos que formam diversos tipos de proteínas e enzimas. O humor, a atenção, a concentração e a qualidade do sono são alguns exemplos de nossas funções que são influenciadas pela presença dos aminoácidos, o que mostra sua importância.
Mas isso é só o começo. O frango possui grande quantidade de vitaminas, principalmente as do complexo B, como a B2 e a B12. Elas são essenciais para o metabolismo celular, pois atuam em processos energéticos, em funções do sistema nervoso, além de serem importantes para o estômago, intestino, pele, cabelo, olhos, boca e fígado.

A vitamina PP também está presente na carne da ave. Ela trabalha em processos do sistema respiratório e na dilatação dos vasos sanguíneos. Sua falta pode levar a fraqueza muscular, anorexia, estomatite e lesões na pele entre outros problemas.
Esses são apenas alguns dos benefícios do frango, que também é uma boa fonte de ferro e fósforo. Mas é importante lembrar: dê preferência ao frango do campo (caipira) , pois é criado de forma mais natural, sem hormônios e outros produtos sintéticos. Então, sempre que possível deixe um espaço para esse alimento tão gostoso e, principalmente, nutritivo em seu prato.
Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto.

Não se deve jamais tirar o frango direto do congelador para fora da geladeira com a finalidade de descongelá-lo. O descongelamento deve ser realizado colocando-o na parte inferior da geladeira cerca de 12 horas antes do uso, ou então realizado com o auxílio do microondas, em potência baixa.
Uma dica é tirar do congelador antes de ir dormir, assim o franguinho vai descongelando no frigorífico ao seu tempo....enquanto você dorme.....hehehehehehe

Espero que desfrutem deste molho que também combina muito bem com peixinho ou carne vermelha. O leve toque adocicado deixou o prato diferente....mas delicioso! Eu recomendo!

Bem haja!

Amor e Panelas

3 comentários: