terça-feira, 29 de novembro de 2011

Risotto de Frango

Aqui em casa gostamos muito de risottos...de todos os tipos....e já testamos vários, que vou com certeza partilhar devagarinho! Hoje é talvez um dos mais simples....e baratos: DE FRANGUINHO!



 INGREDIENTES (Para mais ou menos 4 porções):
1 peito de frango cortado aos cubos e temperado
1 cebola pequena picadinha
1 chávena (xícara) de arroz para risotto
1 cenoura em cubinhos
3 colheres (sopa) de azeite
1 tomate sem pele e sem sementes
1 alho francês pequeno em rodelas
1 courgete pequena em cubinhos
Cerca de 2,5l de caldo de legumes (pode ser caseiro ou 1 tablete dissolvido em água)
1 colher (sobremesa) de mostarda em grão
1 colher de (café) de açafrão

PREPARO: Refogue o frango no azeite por uns minutinhos, junte a cebola. (tempere o frango com  antecedência com ervas e alho). Quando a cebola estiver dourada junte a cenoura e o alho francês. Depois de 1 minuto junte o arroz, a mostarda, o açafrão e misture. Deixe o caldo em fogo baixo e vá acrescentando 2 conchas mais ou menos de cada vez quase até secar toda a água. Repita por mais 3 vezes e no final acrescente a courgette e o tomate e mexa até cozinhar o arroz. Polvilhe com parmesão ralado e enfeite com um raminho de alecrim!

DICA 1: Fazer risotto não é nada difícil, mas é preciso alguma calminha, porque o truque basicamente está no cozimento que deve ser devagar e o caldo colocado aos poucos. Assim consegue-se um arroz cremoso e não pastoso sabem?
DICA 2:  Fiz um caldo de legumes caseiro com uma sopa de legumes acabadinha de fazer; misturei uma concha da sopa com bastante água e um ramo grande de salsa. Tudo que der para ser caseiro e sem conservantes fica melhor né gente! 
DICA 3: O risotto de frango pode ser feito com qualquer legume. Usei estes da receita porque era o que tinha em casa. Se não tiver em casa açafrão ou mostarda em grão não precisa colocar. O açafrão dá esta cor amarelinha tão linda e a mostarda um sabor especial eu acho, mas o importante é não deixar de preparar o prato porque falta um ou outro ingrediente. Inove o seu! Mude os ingredientes se for o caso....Feito com carinho fica saboroso com certeza!

BOM APETITE!

Amor e Panelas

2 comentários:

  1. Acabei de fazer o seu risotto de beterraba, a Rafa amou.Aqui é uma tortura pra ela comer beterraba e pela primeira vez ela comeu e gostou.Alias, até repetiu!!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que legal Tais, o meu Joãozinho também adora, e a beterraba faz muito bem, às vezes é só dar uma "iventada" com ela! Que bom vc que acompanha o blog! Beijocas

      Eliminar