quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sopa de Feijão Preto

Olá amigos! Por aqui esta semana o friozinho chegou e a chuva também! O que acham de uma boa sopa de feijão? Bem, para nós "brasileiros" o feijão preto é como o bacalhau para os portugueses! Vou fazer um caldinho bem temperado e com muitas ervas, mas antes, espiem alguns benefícios de comer feijãozinho...

O feijão é uma leguminosa rica em ferro, vitamina B, potássio, fibras e também em carboidratos que fornecem a energia para o organismo e sistema nervoso central.
O feijão preto diminui o risco de ataques cardíacos: contribui para a saúde do coração não só através das qualidades da sua fibra, mas também nas quantidades significativas de ácido fólico e magnésio. Fornece energia e nivela os níveis de açúcar no sangue. Quando combinado com grãos integrais como o arroz integral, o feijão preto fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura elevada.

Ok, agora que já sabem como faz bem comer feijão preto, vou mostrar como faço a nossa sopinha aqui em casa. É simplismente a coisa mais fácil do mundo, "bora lá"!

PREPARO:
Coloque meio pacotinho de feijão preto na panela de pressão. Gente! Podem usar panela normal, mas já aviso que demora muito mais. Então antes passe por água algumas vezes, não é necessário deixar de molho. Depois misture água 2 ou 3x mais do que a quantidade do feijão. Deixe cozer por 25 ou 30min.
Numa frigideira corte 2 dentes de alho grandões e deixe dar uma fritadinha com um pouco de azeite de oliva. (há quem use óleo). Quando começar a ficar douradinho misture uma colher pequena de farinha de trigo para absorver um pouco da gordura e rapidamente jogue a mistura na panela do feijão. Depois é só colocar sal à gosto, coentros e salsa (pode caprichar nas ervas frescas). Deixe ferver por mais uns minutinhos e bata com a varinha até ficar um delicioso creminho. Sirva com pão torrado!


Ah! Não esqueçam: esta é uma ótima refeição para a saúde da criançada! Icentivem!
O JP se lambuza...

Beijocas e até mais!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário