terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Risotto de atum e camarão

Olá a todos! Pois é minha gente, aqui em casa nós adoramos um bom risotto! É lá vai mais um daqueles fáceis e rápidos ideais para o dia de semana! E como hoje aqui em Portugal é  dia dos namorados, que tal caprichar no risotto para o seu "mais que tudo" e arrasar numa noite romântica?
INGREDIENTES:
1 chávena (xícara) de arroz para risotto
1 lata de atum
1 filé de pescada
1 alho francês (poró) picadinho
miolos de camarão
azeitonas pretas picadinhas à gosto
1 cebola pequena
2 dentes alho
sal à gosto
1 colher de margarina ou manteiga
queijo parmesão ralado

O CALDO: Triture algumas folhas de manjericão, coentros e um dente de alho. Numa panela, ferva a mistura, baixe o fogo e deixe a concha a postos. Repita a operação do caldo até o arroz ficar macio. O caldo pode ser feito com os tabletes de legumes prontos, mas eu prefiro fazer tudo fresquinho.


PREPARO:
Doure o alho, a cebola e o alho francês com uma colher de manteiga ou margarina. Depois acrescente uma chávena de arroz para risotto, a lata de atum e 2 conchas do caldo de manjericão. Coloque os camarões (que podem estar congelados porque são muito sensíveis e cozem rápido) o filé de pescada cortado as tiras e as azeitonas pretas. Vá acrescentando as conchas do caldo aos poucos e em fogo baixo. O truque do risotto é mesmo cozinhar devagar. Prove para ver se o arroz está macio e se  precisa de mais sal. Polvilhe com parmesão ralado, enfeite com um raminho de orégão fresco e sirva quentinho!

DICA: O caldo de manjericão é um truque interessante, porque deixa o risotto com um sabor fantástico, na minha opinião bem diferente de fazer com os tabletes prontos. Se preferir pode fazer com caldo de peixe.

Ainda tenho muitos risottos para testar e compartilhar com vocês, espero que gostem!
Abraço

AMOR E PANELAS

2 comentários: