terça-feira, 19 de junho de 2012

Creme de maçã com courgette e couve-flor

Sempre gostei de misturar doce e salgado, mas não tinha pensado em colocar fruta na sopa e ainda juntar especiarias. Numa das idas ao mercado reparei numa revista (da marca deles) com algumas receitas interessantes e resolvi levar pra casa e arriscar num prato exótico. Sem "pré-conceitos". Quando comecei a ver os ingredientes confesso que fiz careta... mas assim que tudo se misturou e o aroma foi se espalhando pela minha cozinha percebi que  a escolha tinha sido fantástica. O sabor doce da maçã e a combinação das especiarias foi  uma agradável surpresa!

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar" William Shakespeare



INGREDIENTES:
1 cebola
1 alho-francês (alho poró)
4 colher sopa de azeite
1 ramo (50 g) coentros frescos
2 colher sopa caril em pó (curry)
1 colher chá de noz-moscada
350 g couve-flor (+ ou - meia couve)
1 courgette
3 maças royal gala
1 colher sopa sal
1,5l de água

Para 6 pessoas

PREPARO:
Descasce a cebola e corte-a em pedaços.
Corte o alho-francês em rodelas, lave-o e escorra bem.

Coloque a cebola e o alho-francês numa panela, junte o azeite e os pés dos coentros previamente lavados e picados grosseiramente. Leve o fogo. Adicione o caril e a noz moscada e mexa. Tape e deixe cozinhar em fogo baixo.

Separe a couve-flor em ramos e pique os talos mais grossos. Lave, escorra e coloque na panela. Lave a courgette e elimine as pontas, corte em pedaços e junte-a aos restantes legumes. Volte a tapar a panela.

Descasque as maçãs, corte em pedaços eliminando os caroços e junte aos legumes. Mexa e deixe cozinhar tapado em fogo muito baixo até os legumes estarem macios.

Adicione água a ferver e triture com a varinha até os legumes ficarem  bem desfeitos.
Adicione as folhas de coentros e volte a triturar grosseiramente. Prove para ver o sal.
Sirva!


DICA: Em dias quentes, pode servir a sopa fria!

Receita da revista Sabe bem, faz bem!

Bom apetite!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário