terça-feira, 10 de julho de 2012

Medalhões de tamboril com alho francês e batata doce

Fico tão feliz quando consigo criar um prato que realmente combine sabores, aromas e texturas! Esta receita deu-me imenso prazer em fazê-la. Abri o frigorífico e comecei a analisar os ingredientes que tinha e imaginar o que combinaria com este peixinho tão bom que é o tamboril....acho que acertei!



INGREDIENTES: 
lombos de tamboril
1 batata doce grande
1 alho francês (alho-poró)
2 tomates sem pele e sem sementes
1 colher sopa molho de soja
Vinho branco
2 dentes de alho
azeite de oliva
limão
coentros
salsa
sal


PREPARO: 
Comece por esmagar 2 dentes de alho no almofariz juntamente com azeite de oliva, coentros, suco de limão e sal. Pincele os lombinhos do tamboril com essa mistura e reserve. Deixei algumas horas no frigorífico, porque gosto de temperar com antecedência. Depois corte o peixinho em pequenos medalhões. Numa frigideira anti-aderente coloque o alho francês cortado em fatias finas com um fio de azeite e o tomate sem pele e sem sementes. Tempere com sal à gosto e 1 colher de sopa de molho de soja. Deixe refogar até que fique bem macio, uma espécie de compota. Cada vez que começar a grudar regue com vinho branco. Corte a batata doce em fatias grandes com cerca de 1cm e cozinhe por cerca de 10 minutos. Faça o teste do palito, a batata não pode ficar muito mole senão desmancha. Na mesma frigideira (depois de tirar o alho francês) refogue o peixe. Não precisa colocar azeite porque o peixe já tem no tempero. Deixe por cerca de 1 minuto de cada lado. Para acompanhar o prato corte uma beterraba cozida em cubos e tempere com um pouquinho da mistura feita no almofariz. Fica uma delícia com gostinho a alho. 

MONTAGEM:
Para empratar coloque 2 fatias de batata doce sobrepostas no centro do prato. Cubra com o alho francês refogado e por cima os medalhões de tamboril. Regue com azeite de oliva e enfeite com folhas de salsa. Sirva com a salada de beterraba. 


Ficou ÓTIMO! A mistura do doce da batata com o alho francês deram um sabor diferente e muito agradável. O tamboril ficou macio e com aroma a coentros! E a beterraba deu o toque final! 

Espero que gostem!

AMOR E PANELAS

3 comentários:

  1. hummm...tem optimo aspecto!
    A batata doce é cozinhada na frigideira ou cozida?

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita! A batata doce é cozida numa panela a parte com água e sal durante mais ou menos 10 minutos!Vou colocar esta nota na receita. Obrigada por acompanhar o blog!

    ResponderEliminar
  3. Lindo prato, adorava provar!

    ResponderEliminar