segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mercado de Natal do Campo Pequeno

Olá amigos!
Ontem visitei o Mercado de Natal na Arena do Campo Pequeno em Lisboa que está a decorrer de 29 de Novembro a 3 de Dezembro, e vou partilhar algumas maravilhas deste evento. Foi recriado um espírito dos mercados antigos portugueses onde se podia encontrar um pouco de tudo, como: Artesanato, Design, Vintage, Livros, Brinquedos, Gourmet, Bio, Artes Plásticas, Miniaturas, Cerâmica, Joalharia e Solidariedade. Um trabalho lindo, como podem ver abaixo.


São 3 os objectivos deste evento:


- Contribuir para a divulgação, estimulo e sustentabilidade de pequenos ofícios, artesãos e micro actividades produtivas nacionais que, apesar da sua qualidade, não têm oportunidades de se apresentar junto do grande público. Muitas destas actividades são construídas com admirável persistência e paixão, nas mais variadas vertentes produtivas nacionais, constituindo notáveis exemplos de engenho e criatividade nacionais.

- Sensibilização do público para a aquisição de produtos portugueses, estimulando actividades da micro economia nacional, a preços mais justos e vantajosos.

- Aproximar do grande público algumas IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), que neste período difícil que o país atravessa lutam diariamente com muitas dificuldades, permitindo mais divulgação da sua obra e angariação de receitas extraordinárias.
FONTE: Mercado de Natal 


Doces, pães, broas.....vinhos,  licores e muito mais!

Bolas de chás
Compotas caseiras
Mel
Chocolates artesanais
Ginja de Óbidos
Para quem não conhece Óbidos é uma Vila portuguesa rodeada por muralhas (parece cenário de filme) e faz parte da Região de Turismo do Oeste. E o licor fabricado a partir das ginjas (parente próximo da cereja) é conhecido mundialmente. Também denominada "Ginginha de Óbidos" o licor tem um forte sabor, intensamente perfumado com o agridoce das ginjas. De cor vermelho escuro, o licor apresenta duas variedades distintas: o licor simples e o licor com frutos no seu interior, por vezes aromatizado com baunilha ou um pau de canela. Pode ser servido em copinhos de chocolate (adoro...)
Trabalhos lindíssimos de artesanatos como os pinturas, quadros, brinquedos de madeira pintados a mão, bonequinhos para teatro de marionetas, peças de cerâmicas e miniaturas deixaram o público atento a todos os detalhes minuciosos! Ideias muito originais para presentes de Natal.

Mesmo com o frio que faz em Lisboa, valeu a pena conhecer o Mercado e apreciar a beleza de todos os trabalhos locais e o sabor único da gastronomia portuguesa. É interessante que ainda se mantenha essa cultura mesmo num mundo (quase...) dominado por centros comerciais e trabalhos em grande escala. 
O Amor e Panelas apoia iniciativas como esta!

Quem quiser visitar o Mercado de Natal ainda vai a tempo!
Data:  29 Nov. a 3 de Dez
Horário: 11:00h às 21:00h
Local: Arena do Campo Pequeno
Entrada: € 1,00 (revertido em compras)


Até mais!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário