quinta-feira, 26 de julho de 2012

Frutas e Legumes: Como lavar e higienizar

O Amor e Panelas é um blog de cozinha, compartilho dicas, receitas e o que achar que possa ser produtivo e interessante para quem lê. Pensando nisso resolvi falar sobre higienização de alimentos. Encontrei algumas informações na net em especial no site: Soluções Domésticas. Comecei a tratar deste assunto com mais seriedade! Porque gente, fala a verdade: Alguém já deixou de fazer salada por preguiça de lavar as verduras? Hum? Eu já....Ou então....temperar a comida com as ervas passadas por água rapidamente? Estou sempre a dizer que para mim cozinhar é uma paixão e isso é verdade, mas poxa vida tem dias que somos vencidos por uma preguiça que toma conta de nós e não sai de jeito nenhum! Bem, para acabar com essse "problema" vejam algumas dicas bacanas que encontrei.


Para começar, frutas e verduras devem ser lavadas e higienizadas assim que chegam do mercado ou da feira antes de ir para a geladeira.

É muito importante, higienizar bem os alimentos para retardar ou inibir as contaminações microbianas e a deterioração dos produtos, prevenindo, assim, contra intoxicação e infecção de origem alimentar. (Fonte: Higienização dos alimentos: faça direito. Artigo da Prrofª Dra Aída Couto Dinucci Bezerra extraído).

VANTAGENS:
Saúde
Praticidade:  Isso garanto! Basta abrir a geladeira e escolher o que quer saborear.
Durabilidade: Estas salsas da foto acima duraram uma semana lindas e verdinhas. Os folhosos duram até 10 dias sem amarelar e sem ficar preto.

COMO HIGIENIZAR FRUTAS:
Os alimentos cujas cascas não são consumidas (como laranja por exemplo), não precisam ser higienizados, mas lavados em água corrente.
As demais devem ser lavadas e higienizadas em solução clorada. Existem várias no mercado.

No caso de você não ter à mão esse tipo de produto especial (que costuma ser caro), pode usar água sanitária, que é feita com o mesmo princípio ativo, hipoclorito de sódio, desde que o rótulo recomende esse uso. A proporção recomendada pelo Ministério da Saúde (No Brasil) é uma colher de sopa de água sanitária (Lixívia em Portugal) para 1 litro de água.

 Então:
1º - Lave as frutas em água corrente
2 º - Depois coloque as frutas de molho na solução clorada
3º - Deixe de molho por 15 minutos
4º - Retire do molho de deixe escorrer ou seque com pano limpo e seco.
5º - Guarde na geladeira ou fruteira. Se não tiver compartimento próprio na geladeira, pode usar potes de vidro ou plástico.

Outra Dica: Se preferir utilizar uma esponja para lavar as frutas e legumes com casca, a mesma deverá ser usada somente para este fim. Uma idéia é comprar uma esponja de cor diferente para não confundir com a usada para lavar a louça. 

PARA HIGIENIZAR LEGUMES E VERDURAS
O processo é o mesmo. A alface pode ser separada por folhas.  Assim como os maços de coentros ou salsa.

É muito importante secar bem, folhas molhadas estragam mais rápido. Pode usar uma centrífuga (aquelas plásticas) mas se não tiver disponha as folhas num pano de prato limpo e use o papel toalha para secar. Depois de secar embale em sacos plásticos limpos ou se preferir guarde em embalagens de vidro.


Se optar por guardar em vidros pode também alternar as camadas colocando folhas de papel toalha, assim se tiver água é absorvida. E dura muito mais. 

Não há nada como abrir a geladeira e pegar uns morangos lavadinhos e saber que eles estão "realmente" limpos e higienizados.


Confesso que no início o que me veio a cabeça foi: ISSO É UMA FRESCURA!
Mas assim que fiz o processo pela primeira vez depois que cheguei do mercado, percebi que eram só vantagens. Notei que agora não passo um único dia sem fazer saladas, porque com a correria do dia a dia basta abrir a geladeira e tenho tudo a mão e lavado. Posso dar as frutas so meu filho consciente da sua higienização, porque podemos até nos "esquecer" às vezes, mas sabemos que o uso de inúmeros pesticidas  fazem muito mal à saúde. E não é aquela "lavadinha" básica que funciona para eliminar. Por isso, digo de boca cheia que VENCI A PREGUIÇA! Agora  uma vez por semana lavo e higienizo tudo e depois é só usufruir das minhas lindas frutas, verduras e legumes!

Espero que estas dicas ajudem alguém também!

Toda a informação foi retirada do site: Soluções Domésticas by Lucy Mizael

Abraços
AMOR E PANELAS

3 comentários:

  1. Muito legal, Daniele! Eu também tenho preguicinha de lavar. Preciso vencê-la, amiga.

    Beijoca para você.

    Meire

    ResponderEliminar
  2. Dani, você sabe que tem que colocar aquelas letrinhas para confirmar o comentário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Meire! Tanto para enviar um comentário quanto para enviar uma mensagem pede sempre para confirmar com aquelas letrinhas. É mesmo assim por segurança! Obrigada e beijinhos!

      Eliminar