terça-feira, 9 de outubro de 2012

Temperar e selar bifes

Recebi alguns e-mails perguntando como tempero os bifes lá em casa. Apesar de não comer carne vermelha desde pequena, os meus Pedro´s gostam. Logo, tenho que fazer bem feitinho não é? Então, vou deixar algumas dicas para quem quiser aproveitar! 


A dica mais importante na minha opinião é selar a carne e NÃO TEMPERAR  com SAL porque seca a carne. Tempere com sal somente na hora de fazer!

E o que é selar a carne?

"Selar" a carne é um dos processos mais importantes para garantir a maciez e suculência (humidade) da carne quando o método de preparo for por calor seco (carnes grelhadas, assadas ou fritas em pouco óleo). Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para ’selar’ (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma ‘casquinha’ torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado e repetir o processo.


Costumo usar o almofariz (pilão). Gosto de usar este utensílio porque o sabor dos temperos se misturam de uma forma mais "cheirosa". Mas quem não tem, pode misturar com as mãos ou triturar. 


BONS INGREDIENTES PARA TEMPERAR BIFES: 
ALHO
COENTROS
SALSA
MANJERICÃO (fica ótimo)
VINAGRE BALSÂMICO
AZEITE DE OLIVA

Descobri por acaso que temperar com azeite de oliva (tanto a vermelha quando a carne branca) deixa mais macia e assim na hora de grelhar não precisa colocar nenhum tipo de gordura. Basta selar e depois baixar o fogo para que fique grelhada por dentro também.


Temperar a carne um dia antes é uma boa ideia...todos os temperos vão dar um sabor especial e basta acrescentar sal à gosto na hora de fazer.

Espero que as dicas tenham ajudado!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário