sexta-feira, 22 de março de 2013

Risotto de brócolis com lascas de amêndoas

Olá minha gente! Estou de volta! A pausa foi grande, mas por uma boa causa. Estive de férias no Brasil, durante mais de um mês. Claro que a  culinária esteve presente, porém neste caso, não cozinhando, mas provando tudo de bom que existe na minha terra! E foram muitas coisinhas boas! Doces caseiros da minha tia Ladi, strudel, cuques, bolos.....almoço na casa da vó Teresa...comidinha da mãe, do pai, da vizinha! Garanto que expandi os meus "conhecimentos"....hehehehehe. Estas férias foram muito especiais também porque o meu  irmão  se formou na universidade ....e porque fui madrinha do casamento da minha mana, e o meu filho entrou na frente da noiva com muita classe! A mãe aqui se encheu de orgulho! Enfim, eu realmente precisava desta pausa para renovar as energias! Vivo em Portugal a 8 anos, e adoro, mas nada como estar na nossa terrinha ao lado da nossa gente! 

Bora falar é de comida sim? Este risotto que segue é bastante fácil, a receita foi baseada num risotto do blog Panelaterapia que acompanho e adoro. Ficou uma delícia, é também uma boa opção para as crianças! Acompanhamos com lombo de salmão, que será a próxima receita por aqui. Espero que gostem!

INGREDIENTES: 
1/2 cebola picada
2 dentes de alho triturados
3 colheres (sopa) azeite
1 xícara arroz próprio para risotto
2 xícaras de flores de brócoli(o)s cortadas grosseiramente
1/5 l caldo de legumes (caseiro ou industrializado)
1/2 xícara (chá) quejo parmesão ralado
lascas de amêndoas 

PREPARO: 
Refogue a cebola no azeite. Acrescente o alho e, antes que fique dourado, junte os brócolis. Refogue rapidamente e adicione o arroz, misturando tudo. Prepare o caldo de legumes. Eu fiz um caldo caseiro com alguns legumes e verduras que tinha na geladeira. Deixe o caldo em fogo baixo para manter quente. Junte uma concha do caldo aquecido. Mantenha a mistura en fogo baixo, mexendo sempre até que o líquido quase seque. Repita a operação até que o arroz esteja macio. Por último acrescente o parmesão e lascas de amêndoas à gosto. 


Sirva quentinho!

Abraços pessoal!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário