quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bolo mousse de chocolate

Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.....
(Manuel Bandeira)

E que tal um bolo mousse de chocolate?
O nosso domingo de Páscoa foi ótimo, na casa da sogra com muita comida e boa companhia. O filhote andou a caça aos ovos....e a casa estava cheia de pegadas  do coelhinho...
Entre os adultos não houve troca de ovos, e sim de bolos.... O marido e eu fizemos esta maravilha juntos acompanhados de um bom  copo de vinho tinto!

INGREDIENTES: 
6 ovos
200 g de manteiga sem sal
200 g de açúcar
200 g de chocolate preto em barra (de preferência 70% cacau)
Se não encontrar, faça com o chocolate da sua preferência, mas cuidado com a quantidade de açúcar se o chocolate for ao leite.
4 colheres (sopa) de farinha de trigo com fermento
Açúcar em pó para polvilhar
PREPARO:
Derreta o chocolate e depois misture com a manteiga amolecida. 
Bata as claras em castelo. Bata bem as gemas com o açúcar e junte à mistura de chocolate derretido e manteiga. Adicione a farinha de trigo peneirada e, por fim as claras batidas em castelo (neve). 
Misture com um batedor de arame cuidadosamente.
Forre o fundo de uma forma (sem buraco) com papel vegetal mas não unte as laterais, assim o bolo não corre o risco de afundar no centro. 
Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante 10 minutos. 
Ao fim deste tempo, reduza a temperatura do forno a 175º C. Ligue a ventilação do forno e deixe por mais 10 minutos. Desta forma, o bolo vai ficar mole por dentro....como uma mousse!!!!
Polvilhe com açúcar em pó e decore com morangos frescos!
DICA DO CHOCOLATE: Particularmente gosto de derreter o chocolate no microondas (aprendi num curso de chocolate com o chef da Denegro, Antony Marques). Segundo ele, o chocolate não deve ter nenhum tipo de contacto com água. (água e chocolate não combinam), logo derreter em banho-maria é mais arriscado se respingar água pode não ficar bom. 

Pique o chocolate com as mãos mesmo e leve ao microondas numa travessa de vidro por 1 minuto. Desligue e mexa para ver o ponto. Se ainda não derreteu leve ao micro por mais 30 segundos. Tudo depende do aparelho e da potência. 

Antes de colocar a barra toda de chocolate, teste o microondas com um pedaço pequeno até atingir o ponto.

Fonte: paracozinhar.blogspot.pt

Bon Appetit!
AMOR E PANELAS

2 comentários:

  1. Ainda não conhecia o teu blog mas já vou aqui ficar seguidora gostei esta receita ando a muito tempo para a fazer mas devido a minha reeducação alimentar evito de a fazer até ter o meu peso desejado (=

    Quando fizer este bolinho digo te =)

    Convido te a conhecer o meu cantinho http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa! Bem vinda ao blog! Fico feliz que tenha gostado das minhas receitas. Em relação a sua reeducação alimentar, se quiser pode espiar algumas receitas por aqui. Muitas delas são leves e bastante saudáveis. Eu não como carne vermelha desde pequena portanto a maioria das minhas receitas são de carne branca. E para este bolo mousse de chocolate, sugiro que use um chocolate com 70% de cacau, que é bem mais saudável e com pouca gordura! Sempre que quiser trocar ideias é só escrever ok? Beijocas

    ResponderEliminar