quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nhoque de batata

Nhoque.....do italiano gnocchi ...

Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
Histórias a parte, esta massa é deliciosa, tem cheiro de comidinha de avó...e acompanhada de um bom vinho, é uma maravilha! Fazer massa caseira não costuma ser muito fácil, eu sei....mas calma! Siga os passos direitinhos que não dá trabalho e será o maior sucesso! Pode acreditar!




INGREDIENTES para 2 porções generosas:
1/2 kg de batata de casca rosa
1/2 xícara (chá) farinha
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) margarina ou manteiga
1 gema


PREPARO:
Descasque as batatas e corte em cubos. Faça as batatas no microondas como já mostrei aqui: Batata de microondas. Coloque no micro na potência máxima por 5 minutos. Deixe descansar por 2 minutos antes de abrir o saquinho e verifique se estão macias. Se for necessário coloque mais alguns minutos no microondas.

Amasse as batatas ou use o espremedor e deixe esfriar. Junte os ingredientes todos e deixe a farinha por último. Misture tudo até fazer uma bolinha sem grudar nas mãos.

Retire um pedaço de massa e faça um rolinho. Corte do tamanho que desejar.
Coloque uma panela grande com água e sal. Assim ferver acrescente os nhoques. Quando subirem a superfície pode retirar com uma peneira ou escumadeira e coloque no molho de sua preferência para não grudarem.

Fiz um molho de tomate caseiro e polvilhei com parmesão ralado e manjericão.


Dica: É melhor usar batata de casca rosa porque a batata tem menos água e o nhoque fica na textura correcta. Se usar batata comum, prefira fazê-la no vapor ou no saquinho do micro para não acumular água.

Esta receita é do blog Panelaterapia e segui direitinho os passos!

Bom proveito!
AMOR E PANELAS

1 comentário:

  1. Adoroo Nhoque´mas nunca fiz já provei porque minha tia é brasileira, ela fazia com rolo recheado e acompanhavamos o nhoque ela colocava apenas azeite por cima fica muito bom este teu com molhinho de tomate e manjericão aiii que meu deu uma vontadeeee (=

    ResponderEliminar