sábado, 1 de abril de 2017

Puré de maçã, água aromatizada e compota de casca

"Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências..."
Pablo Neruda

Vivemos a cultura do stress.  Por vezes o dia deveria ter mais de 24 horas não acham? E no meio deste corre corre a indústria alimentar aproveita-se da nossa "falta de tempo" enchendo as prateleiras dos supermercados com prudutos industrializados. As papinhas dos bebés são algumas das inúmeras opções de comida pronta. Nas embalagens, somos seduzidos por fotos apetitosas com bebes fofinhos e informações não tão realistas como: zero açúcares! sem corantes! sem conservantes! Será? E as datas de validades tão longas? Como é possível? Não vou dizer que nunca me rendi estas comidas rápidas, claro que já! Mas ultimamente com tanta informação disponível sinto-me bastante frustrada quando não consigo me organizar para preparar a comida que meus filhos merecem! Comida de verdade! Descobri que é possível, basta um pouco de organização. Garanto que vale a pena. Nenhuma comida processada tem o sabor de uma comida fresca, e acima de tudo feita com carinho! 
Vale a pena o esforço!




INGREDIENTES:
Maçãs (usei 7 maçãs)
um punhado de passas
4 cravos da Índia
1 pau de canela
raspas de laranja


PREPARO: 
Se possível utilize uma panela de cozimento a vapor.
Descasque as maçãs e reserve as cascas.
Corte em fatias finas e distribua na parte de cima da panela a vapor.
Coloque água *q.b. na parte de baixo da panela e acrescente o pau de canela, os cravos, as passas e as casca de laranja.
Deixe cozinhar por aproximadamente 10.

Depois de cozidas, basta triturá-las com a varinha mágica, no liquidificador ou processador de sua preferência. Se preferir o puré menos consistente basta acrescentar um pouco da água do cozimento na hora de triturar.

Esta água aromatizada dá um sabor maravilhoso ao puré de fruta.
O sabor das especiarias fica muito suave e enriquece o puré com nutrientes benéficos à saúde.
As passas ficam molinhas depois de desidratadas e podem ser trituradas junto com as frutas para dar um sabor mais doce de forma natural.

Nesta receita, nada se desperdiça.
A água aromatizada é muito saborosa.
Basta coar e colocar para gelar e temos um delicioso refresco!
Meu filho adora!


Com as cascas das maçãs fiz uma compota.

A ideia aqui é não desperdiçar nada. Fiquei surpreendida com o sabor da compota e agora sou incapaz de jogar as cascas fora!


Dicas preciosas: 
Os purés podem ser feitos com outras frutas. Já fiz com pêra, banana, abacate.
Aliás, a banana e o abacate deixam o puré mais cremoso. Costumo juntar meia banana ao puré de maçã ou de pêra para ficar mais cremoso.
Nesta receita usei 7 maçãs porque eram as últimas frutas que tinha naquele dia, mas costumo fazer em grande quantidade, assim temos purés para vários dias e com isso menos stress. Durante  semana na correria do trabalho, é muito agradável abrir o frigorífico e poder oferecer estas maravilhas aos pequenos!

Validade: 3 a 4 dias no frigorífico (geladeira)

Outra dica é utilizar vidros e colocar uma camada de puré de fruta, aveia em flocos e fruta aos pedaços por cima, como kiwi, morango, melão ou uvas. Pode acrescentar passas e nozes e polvilhar com canela. Assim quando estiver no trabalho e bater aquela vontade de comer um doce....temos o problema resolvido, e sem culpas!

*q.b. = quanto baste

Espero que gostem!

AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário