quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bolo mármore com cobertura de ganache

Este bolo é daqueles que deixa a casa "perfumada" ... Imaginem o bolo a esfriar na cozinha e o cheirinho se espalhando pela casa  como nos desenhos animados. Hum.....hum!!!.Acreditem que é tudo verdade!
A massa deste bolo é do livro Sonhos Doces da cake desinger portuguesa Carina Costa. Adoro o trabalho dela e assim que li a receita me pareceu muito saborosa.

No recheio usei brigadeiro com sabor a canela e nozes picadas.
A cobertura dupla foi de ganache de chocolate.



INGREDIENTES:
225gr de manteiga sem sal
225 gr de açúcar
225 gr de farinha de trigo
4 ovos
100 ml de leite
2 colheres (sopa) cacau em pó
1 colher (chá) aroma de baunilha
1 colher (chá) fermento para bolo

PARA O BOLO DA FOTO FIZ 2 RECEITAS, porque queria um bolo alto. Mais atenção nunca duplique as receitas de bolos que não fica bom. Faça um de cada vez!

PREPARO DA MASSA:
Aqueça o forno a 180º C.
Enquanto o forno aquece misture a manteiga com o açúcar. Quando a mistura estiver esbranquiçada adicione os ovos um a um batendo sempre. Adicione a farinha, baunilha e leite e mexa até que fique uma mistura homogênea. Divida a massa em 2 taças e numa delas adicione o cacau. Misture até que fique um efeito mármore. Se preferir misture tudo.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180ºC.


RECHEIO DE BRIGADEIRO COM CANELA:
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1 colher (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) de cacau
1 colher (chá) de canela em pó
Nozes picadas à gosto

Leve os ingredientes ao fogo e mexa sempre até que o leite engrosse e comece a ferver. Quando começar a grudar no fundo desligue o fogo, misture as nozes e o creme está pronto a usar. 

O brigadeiro sempre fez parte da minha vida...mas confesso que o brigadeiro da minha infância sempre foi muito doce. E hoje já não gosto tanto assim. Prefiro cortar um pouco o sabor adocicado usando leite, um bom cacau ou chocolate em pó (e não achocolatado!!!). O travinho à  canela neste caso fez toda a diferença.

COBERTURA DE GANACHE:
Já postei aqui a receita da ganache, mas não custa resumir. Inclusive encontrei dicas novas que me ajudaram a encontrar o ponto perfeito e sem erros. Vamos a isso:

INGREDIENTES:
Chocolate picado em pedaços (POR FAVOR USE BOM CHOCOLATE). Se conseguir 70% cacau, ou meio amargo no Brasil fica muito melhor.
Natas (creme de leite de caixinha no Brasil)

A quantidade fica a escolha, mas o utiliza-se sempre a mesma medida de chocolate e de natas (creme de leite). Para a minha cobertura usei + ou - 2 xícaras de cada.

Separe o chocolate picado numa taça. Aqueça as natas em fogo baixo mexendo sempre. Quando começar a levantar bolhas, desligue imediatamente. Com muito cuidado e sem nenhuma pressa despeje as natas por cima do chocolate. Agora vem o truque que aprendi:

Deixe esta mistura descansar por uns 3 minutos e só depois comece a mexer com uma espátula. Muito devagar... Esse negócio de fazer bolo a correr não dá não! Depois de misturado cubra com papel vegetal e leve a geladeira por pelo menos 1 hora (pelo menos mesmo). Aliás bom mesmo é fazer a ganache um dia antes e deixá-la quietinha descansando. Mas em casos de urgências...ok

COBRIR O BOLO
Depois de nivelar o bolo e recheá-lo, é hora de cobrí-lo com esta maravilha! Retire a ganache da geladeira e mexa suavemente com uma espátula. Vai perceber que virou um creme mais espesso, mas é assim mesmo.Comece por cobrir o bolo na parte onde fica o recheio e depois o restante. Outro dica: 
Leve o bolo à geladeira por uns 20 minutos para firmar a cobertura. E então pode caprichar numa segunda camada  de ganache. 
Esta cobertura é tão saborosa que merece estar em dose dupla. Não é nada enjoativa.  

DICAS  PARA FAZER UM BOM BOLO:
os ingredientes devem estar sempre a temperatura ambiente.
os ingredientes sólidos devem ser peneirados (como farinha, açúcar, chocolate em pó)
quanto melhor a qualidade dos ingredientes, melhor ficará o seu bolo (um bom chocolate por exemplo tem uma maior quantidade de cacau).
o forno deve estar aquecido quando colocar a massa.
use papel vegetal no fundo da forma e não unte as laterais, assim o bolo não corre o risco de afundar no meio porque vai agarrar bem dos lados. Com o papel vegetal desinforma-se facilmente.
depois de retirar o bolo da forma leve a geladeira por algumas horas e só depois nivele e coloque o recheio. Desta forma o bolo não vai esfarelar todo.

Depois de algumas frustrações com os meus bolos (e que fazem parte do aprendizado claro...) percebi que fazer as coisas com calma faz toda a diferença. E quando o resultado é um bolo delicioso e bonito...Hum....tudo vale a pena!

Nota: Este bolinho foi para o aniversário da minha sogra/amiga Fernanda com todo o carinho!

Espero que as dicas tenham ajudado!
Beijinhos
AMOR E PANELAS

1 comentário:

  1. Adorei as dicas! Farei um bolo daqui uns dias e vou utilizar o que sugeriu.
    Pergunta: Posso usar papel manteiga ao invés do papel vegetal para assar?
    Beijos

    ResponderEliminar