sábado, 24 de dezembro de 2011

Doce de Tomate e Feliz Natal!

Olá queridos amigos! E chegou o Natal....Neste dia especial quero desejar a todos que acompanham o Amor e Panelas com tanto carinho uma linda noite de Natal, cheia de amor, de pessoas queridas, de comidinhas gostosas! Não esqueçam que hoje também é dia de reflexão, de parar e pensar um pouquinho na vida, no que fizemos este ano e no queremos para o próximo! Dia também de perdoar, de amar....e dizer  "Te amo".

E que tal levar para a casa da mãe, da avó ou dos amigos...um doce de tomate? Se não deu tempo de fazer uma coisinha mais elaborada, se jogue neste doce saboroso, rápido e fácil de fazer....aposto que vai ser sucesso como entrada na ceia de hoje!


INGREDIENTES
5 tomates maduros
1 pau de canela
3 cravos da índia
sumo de meia laranja
3 colheres de sopa de açúcar

PREPARO: Ferva um pouco de água numa panela e coloque os tomates. Rapidamente a pele vai se soltar. Retire a pele, as sementes e corte em pedaços. Numa panela, misture os tomates com o açúcar, os cravos e a canela em pau. Deixe o açúcar desmanchar e misture o sumo da laranja. mexa de vez em quando e deixe apurar. Quando estiver no ponto que preferir, desligue.

DICA: Há quem prefira o doce mais derretido, outros preferem com os pedaços dos tomates inteiros. De qualquer das formas, o doce fica muito bom e vai bem com queijo fresco (branco no Brasil).
DICA 2: O sumo da laranja corta um pouco o doce e deixa com um leve sabor cítrico! Um arraso!


Um ótimo Natal a todos e uma grande beijoca aqui do

Amor e Panelas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Massa picante com camarão e leite de côco

Queridos amigos! Eu sei que este blog daqui a pouco será classificado como o "blog das massas"...mas preciso ser verdadeira e ultimamente estamos na fase das massas mesmo! Quem gosta acho que vai ficar satisfeito....O prato de hoje foi feito pelo marido Pedro....vê-lo cozinhar é  uma arte! Dedico esta post a ele....que ontém fez aniversário! Amor, te amo.....

INGREDIENTES:
Espaguete (esparguete em Portugal) picante - as quantidades desta receita fica a escolha.
NOTA: Nós compramos a massa que já vem com um leve picante, assim mais vermelhinha, mas quem não encontrar basta adicionar pimenta  à gosto, ok?
camarão grande cozido
tomate
leite de côco
azeitonas pretas
mostarda em grão
azeite de oliva
sal
alho
chalotas (aquelas cebolas pequeninas)


PREPARO: Refogue as chalotas, o alho em azeite de oliva,  acrescente o tomate sem sementes, as azeitonas e uma colher de sopa de mostarda em grão.. Deixe apurar uns minutos. Depois "jogue" os camarões já cozidos, e uma lata de leite de côco. Não deixe ferver muito. No final despeje muuuuuuuitos coentros picadinhos....Enrole a massa em círculos e regue com o molho e se quiser polvilhe com parmesão.  Aff! Pense num prato de comer rezando....é este!

Abracinhos!

Amor e Panelas


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Couscous com cogumelos e alcaparras

Oi amigos! Hoje vamos experimentar uma massinha diferente. Gostam de Couscous? Eu confesso que  nunca tinha me interessado muito por fazer! No entanto, resolvi testar e adorei! E como todas as receitas deste blog, é muito fácil de fazer! Bora?


INGREDIENTES:
1 copo pequeno de couscous
1 bandeija de cogumelos frescos
1 courgete (abobrinha) pequena
1 tomate sem sementes
1 colher (sopa) molho de soja
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite de oliva
Sal
1 macinho de coentros
Alcaparras

PREPARO: Coisinha mais fácil gente! Coloque o couscous em uma travessa que tenha tampa, cubra com água quente, um fiozinho de azeite de oliva, sal, uma folhinha de manjericão.  Misture bem  e deixe descansar por uns minutinhos. Outra opção é dissolver um caldo de legumes na água, ou sumo de limão para ficar mais cítrico.
No wok ou frigideira refogue a cebola, o alho no azeite, junte a courgete, o tomate e os cogumelos. Quando começar a grudar no fundo regue com um pouco de vinho branco e misture uma colher de sopa de molho de soja. Pode completar com uma pouquinho de água para ficar um caldinho. Misture o couscous, as alcaparras e polvilhe com bastante coentros! Já está!

Tá aí um pratinho bacana e rápido! Ainda vou fazer couscous com cubos de frango, ou com atum...depois conto....
O legal do couscous é que não fica nada "grudento", fica soltinho e come-se muito bem...E o toque de molho de soja deu um certo sabor "oriental"....Adorei!
Ah! Cuidado com a quantidade de couscous....porque ele duplica de tamanho....um copo rende bastante, ok?

Abracinhos!

Amor e Panelas 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ninhos de macarrão recheados

Olá! Estamos quase no Natal não é? Que maravilha! E eu estou quase a ir para o Brasil visitar a minha família! Enquanto este dia não chega, bora cozinhar? A receita que segue foi inspirada no blog que acompanho e que admiro muito, o Panelaterapia. A minha receita está um pouquinho diferente porque acabei por adaptar alguns ingredientes e usar os que tinha em casa! Gente! Pense numa coisa boa!


PREPARO: 

Faça um molho para a base. Pode ser com aquelas latas de tomate sem pele se quiser. Triture com alho moído, sal e folhas de manjericão pra ficar bem saboroso. Forre o fundo da travessa com ele.
Coloque os ninhos de macarrão CRU, com algum espaço entre eles.
O molho tem que cobri mais da metade dos ninhos. Na minha opinião até pode cobrir quase todo mesmo!!! No centro de cada ninho coloque uma colher de molho branco, ricota, catupiry, requeijão cremoso ou outra idéia que agrade. Como eu não tinha em casa nenhuma destas opões fiz um creme com iogurte grego natural. Apenas misturei o iogurte com coentros, alho e uma pitada de sal. (ficou bom demais!!!!) Parecia ricota!

Aqueça o forno a + ou -200graus.
Depois de colocar o molho de iogurte (ou a opção escolhida) usei um filé de pescada que tinha temperado no frigorífico, cortei em pedacinhos e foi para o centro do ninho mergulhado no creme branco. Mas as opções são muitas para rechear, como por exemplo brócolis, rolinhos de queijo e presunto (indicado no blog da receita original), frango ou carne moída por exemplo...e assim vai!
Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar por 35 minutos. Abra o alumínio e regue os ninhos com o molho do fundo...cubra com parmesão (eu usei parmesão fresquinho ralado na hora) e leve ao forno por mais 10 minutos sem o papel.

Sirva e seja feliz!

Amor e Panelas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mousse de lima

Olá amigos! Estive um pouco ausente, mas já estou de volta! E vou começar a semana com uma receita bem bacana! Talvez a mousse mais fácil do mundo!!! Sabe aqueles dias que você sente vontade de um doce? Ou então aparece uma visita para jantar e não deu tempo de preparar nada para a sobremesa? Pois eis a solução.....
Mousse de lima!


INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de natas (creme de leite no Brasil)
Sumo (suco) de 3 ou 4 limas
Raspas de lima ou folhinhas de hortelã

PREPARO: No liquidificador bata o leite condensado e a nata só um pouquinho. Prepare a parte o sumo das limas (mas só as limas não misture água). Depois vá lentamente misturando o sumo com o liqui ligado. A transformação é muito rápida! Mal o sumo entra em contacto com os ingredientes transforma-se num creme fabuloso! Coloque para gelar uns minutos e decore com raspas de lima ou folhas de hortelã!

DICA 1 : Esta receita rende 4 tacinhas (da foto). Mas se quiser é só duplicar os ingredientes que rende uma boa travessa!
DICA 2: Em relação ao sumo (suco) das limas, a quantidade fica à escolha, porque há pessoas que gostam de sentir o amarguinho da lima e outras preferem mais doce! Das duas  formas fica  uma "DILÍCIA"....

DICA PARA AS MENINAS: Nos dias de TPM funciona que é uma beleza!!! Assim podemos variar e não cair só no chocolate não é?

Boa semana a todos!

Amor e Panelas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Massa com molho pesto e frango

Olá amigos! Hoje a receitinha é das rápidas e de comer "rezando" como dizemos no Brasil! Bora cozinhar?

INGREDIENTES:
Meio pacote de massa (usei esta cotovelo, mas pode ser qualquer uma)
1 peito de frango
Molho pesto
Manjericão
Parmesão ralado
Sal

PREPARO: Deixe o peito de frango temperado com folhas de manjericão ou salsa, alho, sal e azeite, eu esmaguei tudo no almofariz (pilão). Depois de cozinhar a massa, misture um fio de azeite para não grudar e reserve. Agora temos duas opções: Fazer o molho pesto caseiro ou comprar pronto. Existem marcas de pesto com muita qualidade. Pois bem, se optar por usar o molho pronto,, basta cortar o franguinho em tiras e refogar rapidamente na frigideira sem nada, porque no tempero já tem azeite. Depois misture o pesto ao frango e deixe por uns minutos, regue com vinho branco. Misture a massa.  Prove para ver se está bom de sal e Polvilhe com parmesão ralado. E pronto, é só desfrutrar ...

Quem escolheu fazer o pesto (clássico molho de manjericão que teve origem em Gênova, na Itália), aqui vai a receita:

INGREDIENTES: (fonte: receitasgostosas.com)
25g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
1 chávena (xícara) de folhas frescas de manjericão
1/2 chávena de azeite de oliva
3 colheres (chá) de (fica aqui algumas opções): nozes, castanha de caju, amendoas, amendoim ou pinhão sal a gosto
2 pedras de gelo
PREPARO:
Use o liquidificador bata todos os ingredientes muito bem. O gelo serve para manter as folhas verdes do manjericão.

NOTA: Este prato da foto foi feito com "alguma" pressa,  por isso usamos um pesto pronto, mas já fizemos muitas vezes o caseirinho, fica delicioso e não é nada difícil.
DICA1: O frango temperado com bastante antecendência faz toda a diferença, e como usei manjericão no tempero, ainda ficou mais saboroso visto que o pesto é feito também com ele.
DICA 2: Este molho também pode acompanhar peixes ou carnes.

Aproveitem!

Amor e Panelas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Risotto de beterraba e cogumelos

"Porque te juntastes a mim, minha vida ganhou mais cores, tem mais flores no meu jardim..."
Augusto Branco

Olá! Hoje vamos de risotto de novo? O escolhido é de: beterraba e cogumelos....Definitivamente acho um prato muito saboroso e com esta cor avermelhada fica lindo não acham? Ainda vão ver muitos risottos por aqui....


INGREDIENTES:
3 beterrabas pré-cozidas
1 chávena de arroz para risotto
1 bandeja de cogumelos frescos (+ou- 0,300kg)
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de azeite de oliva
1 colher (chá) de alho em pó
manjericão
salsa
parmesão ralado

O CALDO: Use 1 beterraba para preparar o caldo. Triture com a varinha e acrescente água, uma colher (chá) de alho em pó, uma pitada de sal e 2 folha de manjericão. Depois de ferver baixe o fogo e deixe a concha à postos.
Nota: Se preferir pode usar caldo de legumes e diluir em água. Eu fiz com beterraba para ficar vermelhinho e porque gosto do sabor, mas pode-se usar qualquer caldo.

PREPARO: Refogue a cebola e o alho no azeite. Misture as duas beterrabas cortadas aos cubos e deixe refogar por uns minutos (se usar beterraba crua, o melhor é cozinhar a parte). Depois junte o arroz e mais ou menos 3 conchas do caldo. Se quiser "jogue" lá pra dentro umas folhas de majericão. Use sempre o fogo baixinho, o segredo do risotto é cozinhar devagar! Acrescente o caldo por mais duas vezes e deixe até (quase) secar. Junte os cogumelos e repita a operação do caldo. O melhor é ir provando para ver se o arroz está macio. No final não deixe o caldo secar até o fim ok? Polvilhe com salsa e parmesão!


Sirva com um bom vinho tinto! Bom apetite e boa semana!

Amor e Panelas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sopa de brócolo(i)s com feijão branco

Oi pessoal! Pois o inverno chegou em Lisboa não é? Para os brasileiros sortudos, o verão tá na porta...enfim! E junto com o inverno veio uma baita gripe gente! Por isso ontém não tinha a menor condição de postar nada por aqui...sorry! Mas hoje já consigo mexer-me...e sabem o que me ajudou a levantar? O meu chá de gengibre quentinho e a sopinha que fiz...hum....deliciosa....querem ver?


INGREDIENTES:
1 cabeça de brócolo(i)s com as folhas e talos
1 alho francês (poró) grande
1 batata (pode usar chuchu ou nabo) 
1cebola
2 dentes de alho
sal à gosto
coentros e salsa

PREPARO: Como já disse gosto muito de usar a panela de pressão, mas desta vez fiz numa panela normal, porque queria controlar melhor a cozedura do brócolos que é muito rápida. Depois de cozer, misture tudo com a varinha até ficar um creminho, junte um frio de azeite de oliva e o feijão branco já cozido. Polvilhe com parmesão ralado e salsa.



DICA 1: Eu usei uma lata pequena de feijão que vem pre-cozido (tô doentinha né amigos...um desconto por favor...), mas de qualquer forma precisei cozer um pouco porque vem durinho. Se preferirem usem feijão de pacote normal.

DICA 2: Descobri que as folhas do brócolos são muito saborosas e contém inúmeras vitaminas, portanto não joguem fora ok? Estamos em tempos de economia e desperdiçar nem pensar!

LEMBRETE: Sou uma brasileira que vive em Portugal a anosssss....e tento colocar os nomes dos ingredientes das duas maneiras para não haver confusão e nem gozação (hehehe), mas ás vezes posso me esquecer por isso não levem a mal, ok? E podem me corrigir....

BRÓCOLOS (em Portugal) e BRÓCOLIS ( No Brasil....)

Como dizemos no Brasil esta é uma sopa com "SUSTANÇA..."
Provem!

Um beijinho

Amor e Panelas