Quem gosta de bolo? E se eu disser que este bolinho faz-se em 5 minutos? E se eu disser ainda que é um bolo quase light e delicioso? Gente! Descobri a felicidade quando encontrei esse doce ...no blog Panelaterapia (adoro) que sempre acompanho! E a minha cabeça já está aqui a "ferver" de idéias para incrementar esse bolinho....logo logo mostro aqui no blog! Vamos a esta maravilhosa receita :
quinta-feira, 26 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
Linguini negro com espinafre e salmão
Hoje vamos variar um pouco e usar uma massa negra. Começo por dizer que o sabor é exactamente o mesmo que uma massa comum (pelo menos pra mim), mas deu um toque especial no prato, não acham? Use a criatividade e escolha a a massa que quiser...porque afinal também se come com os olhos não é?
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Bolinho de gelatina com morango
E chegou a sexta feira! Gosto de postar um docinho no início do fim de semana. É tão bom não acham? Este bolinho foi um a experiência muito interessante, fui juntando ingredientes que tirei de algumas receitas e testando à minha maneira e acho que deu certo! Ficou bom demais!
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Lasanha de espinafre e courgette
Tá aí um prato simplismente delicioso...lasanha!!! Acho que não conheço ninguém que não goste! Esta lasanha de espinafre e courgette é fácil de fazer. Encontrei uma massa fresca no mercado que facilita ainda mais o trabalho, é só montar e colocar no forno. Hoje em dia andamos em busca da praticidade...certo?
INGREDIENTES: Massa pronta de lasanha pré-cozida
Cerca de 0,200kg de queijo fatiado (usei flamengo)
1 courgette (abrobrinha)
Espinafre (um maço grande)
Molho de tomate
Manjericão
Alho
Queijo ralado
PREPARO: Aqueça o forno a mais ou menos 180º. Comece por fazer o molho de tomate. Como esta receita busca praticidade, triturei uma lata de tomate pelado, 1 dente de alho, folhas de manjericão e uma pitada de sal. Se preferir faça o molho com tomate fresco. Depois numa frigideira refogue as folhas de espinafre num fio de azeite de oliva com 1 dente de alho amassado e sal à gosto. Corte a courgette em rodelas finas e reserve. Ela vai ao forno crua.
A MONTAGEM: Numa forma ou travessa distribua uma fatia da massa de lasanha, espalhe um pouco do molho de tomate, os espinafres refogados, a courgette as rodelas e a fatia de queijo. Faça quantas camadas desejar e finalize com a fatia da massa da lasanha, molho de tomate e o queijo ralado. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
Bom apetite!
AMOR E PANELAS
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Omelete de sálvia com azeitona preta
Tenho a certeza que existem dias em que a vontade de cozinhar desparece, por mais paixão que possa existir pela culinára não acham? Esta semana tem sido assim lá em casa, maior correria! Mas porque não tentar dar um "toque" diferente ao prato mais básico de sempre? Uma omelete! Esta idéia foi do Pedro, que resolveu "abusar" do sabor intenso de uma erva chamada SÁLVIA (no Brasil) e SALVA (em Portugal).
INGREDIENTES (Omelete para 2 pessoas):
3 ovos
2 chalotas (cebola pequenina)Azeitonas pretas picadinhas à gosto
Folhas de salvia cortadas
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou margarina
Balsâmico
Sal à gosto
OPCIONAL: Pode colocar um pouco de nata (creme de leite) para ficar mais macio e "gordinho"
PREPARO: Doure as chalotas no azeite ou na margarina. Misture os ovos com um batedor de arame juntamente com uma pitada de sal, as azeitonas picadinhas e as folhas da sálvia. Despeje sobre as cebolas e vire conforme o tempo de cozedura. Sirva com arroz e salada.
Dá claramente para perceber o sabor intenso da sálvia, que por sinal faz bem a nossa saúde: Tem acção antioxidante, atua como anti-inflamatório. Quer um bom conselho? Melhore as suas capacidade cognitivas acrescentando sálvia aos seus alimentos – sopas, ensopados, cozidos, saladas, etc.
Espero que gostem!
AMOR E PANELAS
terça-feira, 17 de abril de 2012
Pizza de espinafres, cogumelos e mozarela de búfala
Hoje tem pizza!!! Quem não gosta não é? Esta é fácil, rápida e como vai pouco queijo podemos dizer que é leve e saudável. Se quiser coloque apenas a mozarela de búfala, não precisa de mais queijo. Lembrando que:
A mozarela, muçarela ou muzarela (em italiano mozzarella) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e é um queijo de massa filada. Embora a origem da palavra seja italiana, tem grafia diferenciada em Portugal e Brasil. No Brasil, embora seja popularmente escrito como mussarela, encontra-se dicionarizado como "muçarela" (Houaiss, Michaelis, Aurélio) ou "mozarela" (Houaiss, Aurélio). No Dicionário da Academia Brasileira de Letras, constam as formas mozarela, muçarela e muzarela.
Espinafres
Cogumelos portobello (pode ser outro)
Mozarela de búfala
Chalotas (cebolas pequeninas)
Molho de tomate (caseiro de preferência)
Queijo ralado (escolhi um pacote de 4 queijos - fresco)
Azeite de oliva
1 dente de alho
Sal à gosto
Massa de pizza (comprei massa fresca pronta)
Molho de tomate: Triture uma lata de tomates inteiros e sem pele junto com algumas folhas de manjericão, um dente de alho e uma pitada de sal. Se preferir pode fazer com tomate fresquinho. É só jogar um pouco de água a ferver na casca dos tomates para soltar mais facilmente, tirar as sementes e triturar da mesma forma. Fica ótimo!
PREPARO: Estique a massa fresca na forma sobre o papel manteiga. Espalhe o molho de tomate e distribua alguns pedaços da mozarela. Lave bem os cogumelos e as folhinhas do espinafre. Numa frigideira refogue um dente de alho no azeite, as chalotas, os cogumelos cortados e o espinafre. Confira o tempero e coloque sal à gosto. Coloque sobre a massa e polvilhe com queijo fresco ralado (só um pouquinho). Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.
Bom proveito!
AMOR E PANELAS
Etiquetas:
COMIDA RÁPIDA,
PRATOS SALGADOS,
VEGETARIANO
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Torta de limão
Olá! Alguém já ganhou um saco cheio de limões de algum vizinho, avó ou amigo? Pois é... tinha muitos limões em casa e no fim de semana resolvi fazer uma torta. Confesso que nunca tinha feito então não reparem na aparência que ainda sou uma "aprendiz" em tortas!!! Mas o sabor ficou ótimo. Eu queria aparar as pontinhas e deixá-la mais bonita, mas o marido achou que assim com um a "ar rústico" ficava melhor.....hehehehe...
Vamos ver passo a passo como fazer?
INGREDIENTES
Massa:
2 pacotes de bolacha (pode ser de maisena ou maria). Aprox. 4 xícaras de chá.
1 tablete de manteiga ou margarina
Recheio:
2 xícaras de creme de leite sem soro (natas em Portugal)
2 latas de leite condensado
Suco de 3 a 4 limões (da sua preferência)
Cobertura:
5 claras de ovo
2 xícaras de chá de açúcar
PREPARO
Massa: Triture os biscoitos no liquidificador até virar uma farinha e reserve. Leve a manteiga ao fogo para derreter um pouco e facilitar a mistura, despeje sobre os biscoitos triturados e mexa até se tornar uma massa homogênea. Despeje a massa com fundo removível e espalhe toda a massa na lateral e na base da forma apertando bem. Leve ao forno pré-aquecido de 10 a 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar para por o recheio em cima.
Recheio: Bata o creme de leite com o leite condensado no liquidificador e vá acrescentando o suco de limão aos poucos. Rapidamente começa a engrossar. A quantidade do suco de limão vai do gosto de cada um. O meu recheio ficou bem fortinho de limão, adoro!
Cobertura: Bata as claras numa batedeira ou a mão até virar neve acrescentando o açúcar peneirado.
Coloque sobre o recheio e faça pontas com a colher mesmo. Se preferir use bico de confeiteiro.
Fonte: ricardopolegar.blogspot.pt
Dica 1: Optei por fazer a cobertura da minha torta com metade do açúcar para ficar mais "aerado" e menos doce. Mas da próxima vez vou usar a quantidade correcta da receita porque no dia seguinte começa a se desmanchar. E como o recheio leva bastante limão não fica nada enjoativo, pode se jogar no açúcar!
Dica 2: Outra idéia legal é fazer um ganache de chocolate negro para a cobertura. Esta será a minha próxima opção....quando testar partilho aqui!
Boa semaninha a todos!
AMOR E PANELAS
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Petiscos com um "toque" oriental
Olá amigos! Sexta-feira, oba!!! E que tal cair nos petiscos? Comidinha leve, boa também para quem está de dieta e com um toque oriental, parece bom não é? Muitas vezes eu e o meu marido optamos por pequenas porções acompanhadas de um bom vinho tinto...é super agradável!
INGREDIENTES:
Salmão defumado (ou fumado)
1 courgette grande (abobrinha)
1 lata de atum
maionese (light)
azeitonas pretas ou alcaparras
1 colher sobremesa de molho de soja
cebolinho
Tostas ou torradas
Pão integral
PREPARO: Com uma boa faca corte a courgette as fatias (mais não muito finas).
Depois temos 3 opções:
1. Deixar cerca de 2 minutos em água quente para amolecer um pouco.2. Grelhar
3. Deixar cru.
Optei pela primeira opção, mas confesso que dá próxima vou fazer grelhada porque ficou molinha demais para trabalhar com as formas.
Depois faça uma espécie de patê misturando a lata de atum, a maionese (light né gente), as azeitonas pretas cortadinhas, o molho de soja e o cebolinho. Não é necessário sal porque além da maionese o molho de soja é bem salgadinho.
Dá para montar de várias formas: Coloque uma fatia da courgette, uma de salmão e um pouquinho do patê:
No pãozinho integral
Na tosta ou torrada
Faça rolinhos para comer com os pauzinhos.
DICA DA DANI: Prepare uma mesa bonitinha com velas e com petiscos "finos" como estes. Pode juntar brusquettas que estão neste blog no TEMA: ENTRADAS. Sirva também um caldinho de lentilhas....um bom vinho tinto e o sucesso está garantido! O seu "mais que tudo" e os seus convidados vão adorar ...
Um bom fim de semana a todos!
AMOR E PANELAS
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Bolo de Páscoa
A Páscoa foi ontém eu sei, mas com o almoço de família, a bagunça de encontrar os ovinhos com o filho (escondidos pelo coelhinho , claro...) e de fazer o bolo, não deu tempo de postar a receita! Como mais vale tarde do que nunca, aqui está o bolo....é chocolate que não acaba mais....Espero que a Páscoa tenha sido ótima para todos e cheia de comidinhas gostosas!!!
Este bolo pode parecer um pouco enjoativo, mas não ficou porque usei chocolate preto 70% cacau, o que corta um pouco o doce! Mas também era um bolo de Páscoa, então dava para abrir uma excessão e "cair" nas delícias do chocolate não é?
PREPARO: Fiz um bolo de laranja ( o meu bolo mais que básico), a receita está no TEMA: BOLOS.
Depois de esfriar, cortei ao meio para rechear. Tanto para o recheio quanto para a cobertura, fiz um Ganache (a receita também está aqui no blog...no TEMA: DOCES). Espalhei o recheio e joguei algumas amêndoas em lascas, e passas brancas (ou sultanas). Cobri com ganache e enfeitei com ovinhos de chocolates pequenos (para dar o ar de Páscoa) e a pedido do meu marido, coloquei um pouco de uma geléia de morango que tinha acabado de fazer, como ainda estava líquida, foi só espalhar por cima!
A geléia não precisa colocar no bolo, foi um toquezinho opcional....
DICA: A minha idéia de fazer o bolo de laranja (além de ser mais rápido) foi também por ser um bolo nada enjoativo e com um travo a laranja por causa da casca. Como tinha recheio e cobertura de chocolate achei que seria uma combinação interessante!
Uma boa semana a todos! Amanhã tem mais receitas!
AMOR E PANELAS
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Pescada no forno com atum, manjericão e leite de côco
Bom dia amigos! Hoje, sexta-feira santa para mim é um dia de reflexão! E no meio da correria, da rotina de cidade, do trabalho, de ser mãe, etc etc...tento encontrar um "tempinho" para pensar na vida...e sugiro isso a todas as pessoas que hoje lerem o blog. Independentemente da religião de cada um, (e que muito respeito) acredito que todos tenham a sua fé! Então, aproveite o feriado de hoje, faça uma pausa...e reflita! Faz bem...
Depois disso, vamos falar comida não é? E para não fugir ao hábito de comer peixe nesta sexta-feira-santa vou postar uma receita muito fácil e saudável. Na verdade este prato é ótimo para o dia a dia, no jantar por exemplo, já que é bastante leve...acompanhe com um bom cházinho. Não há coisa melhor!
7 files de pescada do cabo (1 pacote)
1 lata de atum
1 lata de leite de côco
Pode ser creme de leite (natas)
1 maço de manjericão
1 dente de alho
Alho em pó
1 limão
Azeite de oliva
Queijo parmesão ralado
Sal
PREPARO: Descongele o peixe. (Recomendo descongelar um dia antes, é só tirar do congelador e deixar dentro do frigorífico/geladeira). Coloque os files numa travessa ou forma, tempere com sal, suco de 1 limão e um pouquinho de alho em pó. Enquanto o peixe descansa, vamos preparar o molho.
No liquidificador ou triturador, coloque as folhas de manjericão, o alho, e um fio de azeite de oliva. Triture por uns segundos. Só depois misture uma lata de leite de côco ou o creme de leite (natas). Não bata muito porque pode criar bolas. Ajuste o sal. Na travessa coloque uma lata de atum por cima do peixe e cubra com o molho. Polvilhe com um pouco de queijo ralado e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. O peixinho é muito rápido. E se passar do ponto não fica bom viu gente!
DICA 1: Quem busca manter a forma e a saúde do coração este é um prato fabuloso, porque contém Ômega 3 no atum e todas os benefícios do peixe e das ervas. Mais atenção, o prato fica mais leve e mais saudável com leite de coco hein? O creme de leite (ou natas em Portugal) tem mais gordura,mais fica saboroso também...eu já testei! Fica a escolha!
DICA 2 : Quem quiser mais receitas de peixe, clique no lado direito do blog no TEMA: PEIXE. Lá vai encontrar receitas com salmão, atum, massas com peixinho e muito mais!
Um bom feriado a todos!
AMOR E PANELAS
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Bolo de feijão
Quem gosta de feijão? Eu como uma boa brasileira adoro! Quando faço lá em casa e aquele aroma característico se espalha pela casa, o meu filho logo vem perguntar: Mãe! Hoje tem feijãozinho? Normalmente faço uma panelão...mas no dia seguinte, para o pessoal lá em casa não enjoar, tento variar e dar um novo sabor! Costumo fazer um "virado" de feijão (os brazucas sabem bem o que é....) mas neste resolvi acrescentar alguns ingredientes novos! O resultado foi ótimo...
PREPARO:
Usei aproximadamente uma travessa pequena de feijão cozido e temperado (com alho, azeite de oliva e salsinha). Primeiro doure 1 dente de alho num fiozinho de azeite e acrescente 1 alho-francês (poró) cortado às rodelas. Deixe refogar por alguns minutos. Quando estiver macio junte o feijão e a quantidade que desejar de bróculo(i)s pré-cozido (ligeiramente durinho ainda ok?). Depois misture um pouco de farinha pronta (usei a farinha Yoki, aquelas que já vem com temperinhos, vende-se em qualquer mercado). Mas se preferir pode usar farinha de mandioca também. No final pique umas 4 folhinhas de manjericão e misture bem. É só empratar como um bolo....salpique com cebolinho e já está! Macio e com o sabor dos temperinhoso todos!
Uma sugestão é servir com almondegas cozidas em molho de tomate (natural) com azeite de oliva e manjericão! Estas se desmanchavam....Está aí um prato tipicamente brasileiro com algumas "coisinhas" diferentes! Tenho que dizer que o o alho-francês e o brócolo(i)s deram um sabor ótimo ao feijãozinho!
Gente! Não gosto nada de desperdícios de comida! Fica aí então uma receitinha bacana para um feijãozinho do dia anterior....que ficou mara.....
Bom apetite!
AMOR E PANELAS
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Chá de folha de laranjeira
Olá gente! Hoje venho deixar uma dica preciosa para os apreciadores de chá! Quem deseja substituir refrigerantes e sucos por uma bebida mais saudável e amiga do ambiente tá aí uma boa opção. A folha da laranja faz um cházinho delicioso. Para quem não tem facilidade de encontrar laranjeira (assim como eu) experimente comprar as laranjas numa boa feira onde ela venha ainda com as folhas. Também é facilmente encontrada em ervanarias. No meu caso, meu marido trouxe algumas laranjas do interior do país e vieram ainda com as folhinhas. Quando senti aquele cheirinho agradável lembrei logo da minha infância no Brasil. Aquele cheiro de árvores, de casa da avó...enfim! Passado o momento recordações e saudade, fui fazer o meu chazinho! Na minha casa todos gostam de chá, inclusive costumamos tomar para acompanhar o jantar (bem morninho), como se faz no oriente. E parece que até dormimos melhor! Vejam que maravilha...
O preparo é bem fácil e pode ser feito de 2 maneiras:
Escolha as folhas mais novas que são verdes claro.
Depois de lavar as folhinhas coloque numa panela e cubra com água . Assim que começar a ferver desligue e deixe descansar um pouquinho com a panela fechada.
A outra opção é ferver a água separadamente colocar as folhas num bule ou chávena e jogar a água quente por cima. O truque aqui é não deixar as folhas ferverem por muito tempo para não perderem as propriedades.
Gosto de adoçar com uma colher de mel. Mas dá perfeitamente para tomar sem adoçar!
DICA PARA O VERÃO: Este chá fresquinho fica muito bom. Se preferir, coloque num jarro e deixe gelar. É uma excelente opção para substituir refrigerantes, e se for adoçado moderadamente fica delicioso e as crianças vão adorar!!!! Os bons hábitos começam cedo não é?
Para terminar, veja o que algumas folhinhas da laranjeira podem benefíciar a nossa saúde:
Combate a ansiedade, insónia (1 chávena antes de dormir) e a depressão. Ajuda nas digestões complicadas. O chá de laranjeira é calmante, ajuda a baixar a febre e diminui as tosses nervosas. 3 chávenas de chá por dia ajudam a acalmar as cefaléias (dores de cabeça) e a combater as afecções cardíacas.
Que maravilha né? E olha que eu quase joguei as folhas fora! A natureza é sábia demais, e como diria Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" ....
Adorei!
Um abraço "calminho" a todos!!!
AMOR E PANELAS
terça-feira, 3 de abril de 2012
Caldo de lentilhas e abobrinha
Olá queridos! Aqui em Lisboa hoje está um friozinho de início de primavera, um dia perfeito para uma sopa quentinha! Esta receita foi uma surpresa muito agradável, porque no dia em que fiz não tinha mais verduras em casa (era o dia de compra) e então quando abri o armário olhei para o pacote de lentilhas e pensei: Será? Estava em dúvida porque as lentilhas eram umas bem fininhas e avermelhadas (originárias do Canadá) e ainda não tinha experimentado em nenhuma receita. Mas como gosto de um desafio, ainda mais na cozinha...lá fui eu pro fogão...
Para esta sopinha utilizei:
Meio pacote de lentilhas do Canadá (mas pode ser qualquer lentilha)
1 courgette pequena (abobrinha no Brasa....) cortada em rodelas
1 cebola pequena
2 dentes grandes de alho
sal à gosto
Coentros ou salsa (um massinho generoso)
1 folhinha de hortelã
um fiozinho de azeite de oliva
PREPARO: Costumo usar a panela de pressão para fazer as minhas sopas, mas neste caso estava insegura, tendo em conta que as lentilhas eram fininhas e a courgette também coze rapido. Então usei uma panela normal e não utilizei muita água, fui acrescentando conforme o cozimento.Juntei todos os ingredientes, menos as ervas. Deixei para colocar no final junto com um fio de azeite.
Acho que a sopa ficou pronta em + ou - 10 minutos (não marquei o tempo mas foi muito rápido). Depois usei a varinha para bater a sopa e ficar um caldinho.
Aqueça um pão no forno para acompanhar a sopa....
Tá aí um caldinho bom demais, que sustenta e faz bem!
DICA: Já fiz a mesma sopa com 2 cenouras pequenas e 1 alho-francês (poró) no lugar da courgette. Não consigo escolher a mais gostosa!
Vamos lembrar porque faz bem comer lentilhas?
Esta leguminosa tem propriedades essenciais para quem deseja ter uma vida saudável, entre elas facilidade de digestão, controle do diabetes e colesterol. Existem vários tipo de lentilhas que se diferenciam pela cor: verdes, louras, vermelhas ou castanhas, negras e lentilhas laranja. É fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo. Além disso é pobre em gorduras. É rica em ferro, que fornece energia para o organismo, contribui para o bom funcionamento do intestino e previne infecções.
E o mais importante: É UMA DELÍCIA!!!
Bom proveito!
AMOR E PANELAS
Subscrever:
Mensagens (Atom)