quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolo de chocolate com recheio de morango

Aqui em casa o bolo de chocolate é disparado o preferido do pessoal. E depois que consegui encontrar maneira de fazer a  Ganache perfeita não quero saber de outra coisa. Então o negócio é variar no recheio.   E que tal fazer de frutas? Escolhi o morango dessa vez porque acho que combina muito com o sabor do chocolate, além da bela combinação de cores.  Afinal não dizem que também se come com os olhos? 





INGREDIENTES: 
225gr de manteiga sem sal
225 gr de açúcar
225 gr de farinha de trigo
4 ovos
1 copinho de iogurte natural
3 colheres (sopa) cacau em pó
1 colher (chá) aroma de baunilha
1 colher (chá) fermento para bolo

PREPARO DA MASSA:
Aqueça o forno a 180º C.
Enquanto o forno aquece misture a manteiga com o açúcar. Quando a mistura estiver esbranquiçada adicione os ovos um a um batendo sempre. Adicione a farinha, baunilha, o iogurte, o cacau e mexa até que fique uma mistura homogénea. 
Leve ao forno por cerca de 30 minutos à 180ºC

RECHEIO DE MORANGO:
Morangos congelados (+ ou - 350gr)
Açúcar à gosto
Sumo de meio limão

Como não está na época de morangos por aqui, utilizei aqueles pacotes congelados. Basta colocar os morangos ainda congelados numa panela com umas 2 colheres de sopa de açúcar e o sumo do limão. Deixar amolecer mas não virar puré. Queremos que fiquem inteiros e macios! 

Depois de o bolo esfriar basta nivelar, cortar ao meio e despejar os morangos.
Este recheio deixa o bolo molhadinho....



COBERTURA DE GANACHE DE CHOCOLATE:
Pessoal, desculpem se estou a ser repetitiva com a cobertura de Ganache, mas realmente adoro e acho que combina com muitos bolos e recheios. 

INGREDIENTES:
Chocolate picado em pedaços (POR FAVOR USE BOM CHOCOLATE). Se conseguir 70% cacau, ou meio amargo no Brasil fica muito melhor.
Natas (creme de leite de caixinha no Brasil)

A quantidade fica a escolha, mas o utiliza-se sempre a mesma medida de chocolate e de natas (creme de leite).Para a minha cobertura usei + ou - 2 xícaras de cada.

Separe o chocolate picado numa taça. Aqueça as natas em fogo baixo mexendo sempre. Quando começar a levantar bolhas, desligue imediatamente. Com muito cuidado e sem nenhuma pressa despeje as natas por cima do chocolate. Agora vem o truque que aprendi:

Deixe esta mistura descansar por uns 3 minutos e só depois comece a mexer com uma espátula. Muito devagar... Esse negócio de fazer bolo a correr não dá não! Depois de misturado cubra com papel vegetal e leve a geladeira por pelo menos 1 hora (pelo menos mesmo). Aliás bom mesmo é fazer a Ganache um dia antes e deixá-la quietinha descansando. Mas em casos de urgências...ok

Pode polvilhar o bolo com cacau em pó se quiser...

Espero que gostem...
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário