quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bolo de banana sem glúten

" As coisas mudam, quer você queira ou não. Você só tem que escolher.
Adaptar-se as mudanças ou sofrer com elas..."
Maíra Martim

Tenho recebido mensagens de seguidores a pedirem receitas de bolos sem glúten. Já testei algumas receitas e fiquei surpreendida, porque o bolinho sem glúten fica tão bom quanto os feitos com farinha de trigo. Hoje em dia existem muitos ingredientes de substituição ao trigo, e que aliás são muito mais saudáveis para toda a gente. Tenho lido muito sobre esse assunto. Agora com o meu filhote na pré-primária ando numa "luta" diária para criar lanches variados e saudáveis e ando a "fugir" um pouco das bolachas carregadas de trigo que nada acrescentam a saúde dele.  Este bolinho de banana e canela sem glúten é uma boa opção de lanche! A minha criança adorou e até pediu para levar mais 3 pedaços para dar aos amigos! Tenho a certeza que vão adorar este bolo super macio e saboroso! Corre para a cozinha e faz um destes para o café da manha.....!

 Antes da receita que tal saber um pouco mais sobre doença celíaca?

O que é Doença celíaca? Sinônimos: intolerância a glúten

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Tratamento de Doença celíaca

O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pele resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade. Fonte: minhavida.com.br
INGREDIENTES: 
2 xícaras de farinha de arroz 
1 xícara de açúcar mascavado (mascavo no Brasil) ou amarelo
1 colher de chá de canela (usei 1 colher de sopa - amo canela...)
2 colheres de sopa de linhaça moída (opcional) - usei e adorei...
3 bananas bem maduras 

1 colher de sopa de mel
1/2 xícara de óleo de girassol (usei metade óleo e metade azeite de oliva)
1/2 xícara de leite - usei natas (creme de leite no Brasil) - pode usar natas de soja para um bolo sem lactose.
3 ovos
1 colher de sopa de fermento para bolo

Nota: A farinha de arroz encontra-se facilmente em grandes mercados ou em lojas de produtos naturais. 
PREPARO:
Peneire os ingredientes secos.
Bata os ovos com o óleo, a banana e as natas. Acrescente o açúcar e acolher de mel. 
Junte os ingredientes secos (farinha de arroz, canela, linhaça) e misture delicadamente.
No fim acrescente o fermento misturando delicadamente.
Numa forma untada e enfarinhada (usei farinha de arroz e canela) despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 30 minutos, mas faça o teste do palito.
Dica: Faça uma misturinha de açúcar (mascavado ou amarelo e canela) e espalhe pelo bolo ainda quente, assim que retirar do forno. Depois cubra a forma com um pano de prato limpinho e deixe esfriar. Quando cortar o bolo terá uma casquinha deliciosa! 

Este bolo ficou muito macio! Espero que gostem!

AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário