quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Frango com banana, passas e molho de iogurte

Minha gente, como não sou apreciadora de carne vermelha, este blog vai apresentar muitas receitas com franguinho. Estou sempre a testar novas misturas e sabores com esta carne branquinha. Quem gosta de doce com salgado a receita de hoje é boa demais e muito rápida. Perfeita para aqueles dias de pressa!


PREPARO: Deixei o franguinho temperado de um dia para o outro com coentros,  2 folhas de hortelã, alho e azeite (o azeite de oliva deixa a carne muito mais macia). Numa frigideira juntei umas rodelas de batata (já cozidas mas não muito moles) com cebola (usei chalotas - as pequeninas) e uma colher de margarina ou manteiga. Deixei as batatas dourarem um pouco e só então misturei o frango cortado aos cubos e 1 banana às rodelas.  Depois de uns minutos misturei as passas (usei brancas que aqui em Portugal chamam de sultanas) e uma colher de sobremesa de balsâmico. Polvilhei com algumas azeitonas pretas cortadinhas e bastante salsa e coentros.


MOLHO DE IOGURTE: Para este molho usei 1 embalagem de iogurte grego natural (é muito mais cremoso, mas pode usar outro qualquer, natural claro). Misturei uma colher de café de mostarda em grão, uma colher de balsâmico, sal e uma pitadinha de manjerona. Pense num molho delicioso para acompanhar este prato.......

Bom apetite!
AMOR E PANELAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pimentos recheados no forno

Olá amigos! Ando meio ausente por motivos de trabalho, mas tenho muitas receitas prontinhas para compartilhar com vocês! Esta de hoje é uma "delicinha"...e bastante fácil como todas as receitas deste blog. Para aqueles que pensam que este prato é um pouco indigesto, relaxem....com alguns truques fica macio e muito saboroso...

PREPARO:  Tem que dias que abrimos o frigorifico e lá estão os restos! E como aqui não gostamos nada de disperdícios foi destes restos que saiu um  recheio muito bom. Comecei por refogar dois filezinhos de peito de frango (temperados com azeite, alho e ervas) e 1 tomate em cubinhos. Misturei com o arroz do dia anterior já cozido juntamente com  2 ovos, e algumas florzinhas de brócolu(i)s cozidos. Reguei com vinagre balsâmico e polvilhei com coentros fresquinhos.


OS PIMENTOS: Retire a tampa e toda a parte branca que fica dentro. Passe por água e seque com um guardanapo. Coloque o recheio e pincele a casca dos pimentos com azeite de oliva. No meu caso eu tinha um azeite com ervas e alho....deu um sabor ótimo. Depois leve ao forno sem a tampa por aproximadamente 40 minutos ou até os pimentos ficarem macios. Nos 15 minutos finais feche com as tampinhas.

DICA: Pincelar os pimentos com azeite de oliva ajuda a ficarem ainda mais macios! O recheio pode ser muito variado com: carne, atum, cogumelos ou apenas com vegetais. Vai da criatividade. Experimentem, eu recomendo!

Bom proveito!
AMOR E PANELAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Peixinho no forno

Hoje vamos de peixinho! No meio da semana cozinhar pratos mais fáceis é melhor né? Esse é dos bons! Se o peixinho estiver congelado, tire do congelador uma noite antes e deixe no frigorífico (geladeira) que  fica muito mais macio!

INGREDIENTES:
5 postas de pescada
1 cebola
1 alho francês (poró) ou salsão cortadinho
Molho de tomate (eu fiz o molho com aquelas latas com tomate inteiros, triturei com alho em pó e coentros)
Leite de côco (meio vidro mais ou menos)
Coentros ou salsa
Sal
PREPARO:  Tempere as postas com sal grosso. Numa panela, refogue a cebola e o alho francês. Depois misture o molho de tomate feito na hora e deixe ferver por uns minutos. Em seguida misture meio vidro de leite de côco. Despeje tudo sobre o peixe e leve ao forno por aproximadamente 25 min.
Acompanhe com arroz e ervilhas frescas!

Gente, o peixinho desmancha-se na boca, e o sabor parece muito com o de moqueca de peixe por causa do leite de côco. 

Bom apetite!
AMOR E PANELAS 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Biscoitinhos de baunilha

Oi pessoal! Clima de Carnaval né? No Brasil deve estar a maior festa e o maior calor....para quem tem a sorte de estar por lá, aproveite! Por aqui enquanto não chega o verão que tal uns biscoitinhos caseiros para acompanhar um cafézinho ou um cházinho? ....Esta receita encontrei no blog Panelaterapia....e segui todos os passos, ficou ótima, eu recomendo! Ai vai a receita...
 
INGREDIENTES:
100g de manteiga sem sal ou margarina
50ml de água
250gr farinha de trigo
1/2 chávena (xícara) de chá de açúcar
1 pitada de sal
1 colher sobremesa de essencia de baunilha

PREPARO: Misture  todos os ingredientes até ficar uma massa bem lisa que não grude nas mãos. Vá misturando mais farinha ou água se for necessário até ficar no ponto. Leve ao frigorífico (geladeira) por 10minutos. Modele os biscoitinhos e leve ao forno pré-aquecido em 200º até dourar as bordas (cerca de 10 minutos). Não precisa untar porque não gruda nadica!

Renderam cerca de 65 biscoitinhos, 2 assadeiras médias. E o tamanho é pouco maior do que uma moeda de 1 euro ou de 1 real cada.

Até!

AMOR E PANELAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Saladinha básica

Olá gente! Hoje vou mostrar uma saladinha que fiz de entrada ontém, coisinha básica e bem simples, mas uma delícia. Espero que gostem....
PREPARO:  Tomatinhos cereja, uvas brancas, rúcula fresca, queijo brie, crotouns (pão de alho torrado). Junte tudo, tempere com sal, azeite de oliva, vinagre balsâmico, orégaos, salsa e polvilhe com  um pouco de parmesão ralado.

Amigos, não é preciso muita "engenhoca" para fazer uma comidinha saborosa. O truque às vezes é juntar sabores diferentes. Aqui a uva branca (que estava bem docinha) fez a diferença, e junto como  queijo brie! Hum!!!!  
Eu recomendo! Em 5 minutos tá pronto!

Abraços

AMOR E PANELAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dica de livro: Jamie Oliver cozinha na Itália

Sou uma grande admiradora do chef Jamie Oliver. Gosto muito das  receitas deste livro porque ele utiliza várias ervas e adora as hortas (como eu). O livro apresenta mais de 120 novas receitas: massas, risottos, saladas, doces e sopas. Uma mais deliciosa do que a outra numa linguagem coloquial e divertida e acreditem: tudo pode ser feito por nós, "pobres mortais"! O livro em Portugal custa a volta de € 20,00, e vale a pena.   É o resultado da viagem que Jamie fez pelo país em busca da verdadeira essência da cozinha italiana.  Espero publicar muitas receitas deste livro...


Se tiverem livros de cozinha interessantes para partilhar aqui no Amor e Panelas, mande um e-mail para: danipanelas@gmail.com

Abraços!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Risotto de atum e camarão

Olá a todos! Pois é minha gente, aqui em casa nós adoramos um bom risotto! É lá vai mais um daqueles fáceis e rápidos ideais para o dia de semana! E como hoje aqui em Portugal é  dia dos namorados, que tal caprichar no risotto para o seu "mais que tudo" e arrasar numa noite romântica?
INGREDIENTES:
1 chávena (xícara) de arroz para risotto
1 lata de atum
1 filé de pescada
1 alho francês (poró) picadinho
miolos de camarão
azeitonas pretas picadinhas à gosto
1 cebola pequena
2 dentes alho
sal à gosto
1 colher de margarina ou manteiga
queijo parmesão ralado

O CALDO: Triture algumas folhas de manjericão, coentros e um dente de alho. Numa panela, ferva a mistura, baixe o fogo e deixe a concha a postos. Repita a operação do caldo até o arroz ficar macio. O caldo pode ser feito com os tabletes de legumes prontos, mas eu prefiro fazer tudo fresquinho.


PREPARO:
Doure o alho, a cebola e o alho francês com uma colher de manteiga ou margarina. Depois acrescente uma chávena de arroz para risotto, a lata de atum e 2 conchas do caldo de manjericão. Coloque os camarões (que podem estar congelados porque são muito sensíveis e cozem rápido) o filé de pescada cortado as tiras e as azeitonas pretas. Vá acrescentando as conchas do caldo aos poucos e em fogo baixo. O truque do risotto é mesmo cozinhar devagar. Prove para ver se o arroz está macio e se  precisa de mais sal. Polvilhe com parmesão ralado, enfeite com um raminho de orégão fresco e sirva quentinho!

DICA: O caldo de manjericão é um truque interessante, porque deixa o risotto com um sabor fantástico, na minha opinião bem diferente de fazer com os tabletes prontos. Se preferir pode fazer com caldo de peixe.

Ainda tenho muitos risottos para testar e compartilhar com vocês, espero que gostem!
Abraço

AMOR E PANELAS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sopa de feijão vermelho, alho francês e couve coração

Olá amigos! Estou de volta! Já repararam que o blog está de cara nova? Eu adorei, e vocês? Estive de férias no Brasil em janeiro por isso andei ausente, foi ótimo para matar a saudade, recarregar as energias e começar o ano muito bem! Volto cheia de idéias e muitas receitas que pretendo testar e compartilhar com vocês! Então bora cozinhar?
Aqui em Lisboa está bem frio, e nada mais saboroso para aquecer do que uma boa sopa...experimentem esta que vale a pena:
INGREDIENTES:
Feijão vermelho (encarnado) - cerca de 0,200kg
1 cenoura
1 alho francês (alho-poró)
Metade de uma cove coração (aquelas pequeninas), parecida com  o repolho.
3 dentes de alho
Sal
Azeite
Coentros
1 colher de café de farinha de trigo

PREPARO: Eu uso sempre a panela de pressão para fazer sopas, acho que além de ser mais rápido a sopa fica bem saborosa. Então na panela, junte os ingredientes, menos o sal, o azeite e os coentros. Cubra com bastante água e deixe ferver por cerca de 30 minutos por causa do feijão que demora um pouco. A seguir numa frigideira, doure o alho com azeite e depois misture uma colher de farinha de trigo. A função da farinha aqui é absorver o azeite. Misture o alho no feijão, junte um macinho considerável de coentros e deixe ferver por mais 5 minutos. Depois use a varinha e passe a sopa. Se preferir nãonão é necessário, a sopa fica boa com os pedaços inteiros também.

DICAS: Algumas opções para torná-la ainda mais saborosa: Polvilhe com queijo parmesão e croutons (pão ralado) ou então corte umas rodelas de chouriço de porco preto. Definitivamente esta sopa é demais!  Bastante nutritiva e acompanhada com um pãozinho não precisa de mais nada!


Um abraço!

AMOR E PANELAS