removendo pedras e plantando flores...."
Cora Coralina
Dedico esta tarte ao meu lindo pai que faz aniversário hoje!
Ele é sem sombra de dúvidas o melhor pai do mundo. E muito da minha paixão pela cozinha vem dos exemplos dele. Cresci a vê-lo na cozinha e tudo que ele faz fica delicioso, como o bolo com recheio de amendoim, o seu preferido! No que toca a carne ele é o chef da família. Fazer churrasco é um ritual levado muito a sério pelo meu pai e felizes são as pessoas que tem o prazer de prová-lo! Na realidade, feliz sou eu e os meus irmãos, por ter um pai tão especial!
Esta deliciosa tarte nasceu de uma combinação de sabores que gosto muito: Ganache de chocolate e creme de banana. Quem acompanha o blog sabe que uso ganache de chocolate em muitas das minhas receitas doces. Espero que gostem!
massa quebrada fresca (daquelas prontas)
2 caixinhas de nata (creme de leite)
1 tablete de chocolate para culinária (usei 52% cacau da Nestlé)
4 bananas
1/2 xícara de açúcar
PREPARO:
Forre uma forma para tarte com papel vegetal e com a massa. Pique o fundo da massa com um garfo e deixe descansar na geladeira por 20 minutos.
Prepare a ganache:
Pique o chocolate em pedaços. Usa-se sempre a mesma medida de chocolate e de natas (creme de leite). Para esta tarte usei + ou - 2 xícaras de cada.
Separe o chocolate picado numa taça. Aqueça as natas em fogo baixo mexendo sempre.
Quando começar a levantar bolhas, desligue imediatamente. Com muito cuidado e sem nenhuma pressa despeje as natas por cima do chocolate picado.
Deixe a mistura descansar por 5 minutos e só depois comece a mexer com uma espátula. Muito devagar...
Aqueça o forno a 180ºC. Forre a massa com papel vegetal ou papel alumínio (por cima da massa).
Dentro da forma coloque arroz, grão ou feijão e leve ao forno durante aproximadamente 10 minutos. Passado este tempo, retire os grãos e o papel e volte a colocar no forno por mais 5 minutos, até a tarde ficar douradinha. Deixe esfriar.
Creme de banana caramelada:
Descasque, pique as bananas e reserve. Numa panela com fundo grosso acrescente o açúcar e mais ou menos 4 colheres de sobremesa de água. Em fogo baixo e mexendo sempre deixe o açúcar derreter até chegar a ponto de caramelo. Tome cuidado porque o caramelo fica extremamente quente e pode ser perigoso.
Acrescente as bananas cortadas e mexa até incorporar bem à mistura.
Pode deixar os pedacinhos de banana se preferir; ou então triture ainda na panela com a varinha até ficar como o creme da foto.
Montagem:
Depois da massa estar pronta e ter esfriado, coloque a ganache e leve a geladeira por 30 minutos para que a ganache fique firme. Retire e misture o creme de banana já frio e volte a colocar na geladeira. Está pronto!
Na hora de servir, pode polvilhar com canela ou açúcar em pó.
Sem falsa modéstia...uma das melhores combinações que já provei!
Até mais!
AMOR E PANELAS
Huuummm! Esta tarte tem um aspecto delicioso! Não conhecia o teu blog! Gostei muito!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://madamexicaras.blogspot.pt/
Olá Inês, que bom que gostou do blog!
ResponderEliminarVou espiar as tuas receitas também! Seja bem vinda!
Beijocas
Dani