quinta-feira, 29 de março de 2012

Massa com salmão defumado

E cá estou eu com outra receitinha rápida! Para quem gosta de salmão defumado (ou fumado como se diz em Portugal) esta  é ótima,  muito leve e boa para comer ao jantar. Espiem:


Para esta receita você vai precisar de:
Massa de sua preferência (usei espagueti - espargueti)
Salmão defumado
Azeitonas pretas
Natas (creme de leite no Brasil)
Nota: Se preferir pode usar iogurte natural ou leite de coco
Cebolas chalotas
Mostarda em grão
Alho
Sal
Coentros ou salsa
Azeite de oliva

PREPARO: Refogue o alho e as chalotas (ou a cebola que preferir) no azeite por uns minutos. Depois acrescente as azeitonas pretas cortadinhas e sem caroço. Só no final misture uma caixina de natas ou iogurte natural e uma colher de sobremesa de mostarda em grão. Reforce o tempero com sal e um  pinguinho de balsâmico.

Depois da massa escolhida estar cozida despeje o molho branco por cima, e coloque o salmão defumado.

Não esqueça que não é preciso sal no salmão, porque defumado já vem bem salgadinho, ok?
Para finalizar polvilhe com coentros ou salsa.
Gente, é de comer rezando este prato!

Dica: Para criar um diferencial na receita, pode utilizar uma massa picante. Já existem muitas no mercado. Ou se preferir, uma pitadinha de pimenta no molho! Hum....

Bom apetite
AMOR E PANELAS 


quarta-feira, 28 de março de 2012

Mousse de banana

Olá amigos! Hoje vou revelar um segredo...Às vezes quando recebo amigos em casa para jantar e não dá tempo para  uma sobremesa bacana, faço a minha "mousse express". Saio de fininho para a cozinha enquanto as pessoas estão na conversa depois do jantar...e de repente apareço com uma mousse de banana! E o resultado, é sempre o mesmo:  Sucesso absoluto!  Por isso resolvi compartilhar essa receita fácil e deliciosa com todos aqueles que tem pouco tempo, mas gostam de surpreender na cozinha! Acho que é das sobremesas que o meu marido mais gosta! Minha  gente, se joguem na mousse de banana...eu garanto!


PREPARO (Para 3 tacinhas como as da foto)
Usei 3 bananas, uma colher de sobremesa bem cheia de mel. Pode ser feito no liquidificador ou triturador. Simplismente bata as bananas com o mel durante uns minutos. O segredo está em bater bastante para ficar cremoso.  Despeje nas taças, polvilhe com canela em pó e enfeite com folhinhas de hortelã. Para a banana não oxidar (ficar escura) faça na hora de servir.

"AS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA SÃO AS MAIS EXTRAORDINÁRIAS,
E SÓ OS SÁBIOS CONSEGUEM VÊ-LAS" (Paulo Coelho)

Há algum tempo o Pedro me diz para postar esta mousse, mas confesso que estava um pouco "tímida" tamanha é a simplicidade da receita! Mas que é bom, é bom...além de ser saudável! Dá muito jeito naqueles dias de crise existencial que só um bom doce resolve!

Bom proveito!
AMOR E PANELAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Pizza de tofu e vegetais

Hoje tem pizza!!! Quem não gosta né? Resolvi inventar um pouco e como gosto muito de tofu misturei alguns vegetais e temperinhos e olha, ficou muuuito bom! Rapidinho e tá pronto!


PREPARO: Começamos pela massa. Desta vez usei uma massa fresca pronta porque não tinha muito tempo. Qualquer hora vou postar aqui uma receita de massa de pizza espetacular que tenho. Fico devendo dessa vez! Coloque então a massa fresca na forma, faça pequenos furinhos com o garfo e espalhe molho de tomate.

MOLHO DE TOMATE: Como era de dia de cozinhar às pressas, utilizei uma lata de tomates inteiros e sem pele. Triturei com um dente de alho pequeno, folhas de coentros e uma pitada de sal. Se tiver mais tempo pode fazer com tomate fresquinho.

MISTURA NO WOK OU FRIGIDEIRA: Refogue uma cebola pequena, 1 courgete (abobrinha) e alguns cogumelos frescos. Depois misture o tofu cortado aos cubos e azeitonas pretas picadinhas. Regue com um pouco de vinho branco, uma pitadinha de sal, uma colher (café) de mostarda em grão.

Finalize com a mistura sobre a massa, espalhe um pouco de queijo ralado (da sua preferência) e folhinhas de orégãos (orégano) frescos. Leve ao forno (180º) de 15 a 20min.


INFORMAÇÃO: O Tofu é  um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado e cor branca cremosa. É originário da China mas muito comum também na alimentação chinesa. O processo de fabricação, a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo. É também conhecido como queijo de soja. Pode ser usado em todo tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito,  cozido em sopas, cozido a vapor. É muito rico em proteinas por isso é usado como substituto de carne por vegetarianos.  (FONTE: Wikipédia)

Ah! Esqueci... Como podem ver na foto, aparecem umas rodelas de banana na metade da pizza. Gente! Adoro banana ! Então para a minha felicidade joguei uns pedaços e ficou uma delícia. Mas a banana é claro, é opcional!

Bom aptetite a todos!
AMOR E PANELAS

sexta-feira, 23 de março de 2012

Cupcake de chocolate com ganache

 É sexta-feira, oba! Hoje vou mostrar os cupcakes que fiz. Mas por favor, tenham em atenção que sou uma "aprendiz" esforçada no assunto, e em breve depois de alguns cursos pretendo apresentá-los mais direitinhos....de qualquer forma, que ficou delicioso, isso ficou!!!


MASSA: (receita para 6 bolinhos):
1 e 1/2 chávena (xícara) de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 chávena de leite
1 chávena de açúcar
3 colheres (sopa) chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento para bolo
Bata primeiro os ovos, depois junte os outros ingredientes e misture.

RECHEIO E COBERTURA:
1 chávena (xícara) de creme de leite (natas)
1 chavena de chocolate preto 70 % cacau.
Coloque as natas para ferver, assim que começar a borbulhar, desligue e misture o chocolate picado.

Mais detalhes de como fazer ganache clique aqui:
 http://amorepanelas.blogspot.pt/2012/03/ganache-de-chocolate.html

Coloque a massa nas forminhas até faltar 1 dedo mais ou menos para chegar a borda. Eu usei forminhas de alumínio porque as de papel tinham acabado, mas se usar de papel (que na minha opinião fica melhor porque não precisa desinformar) coloque 2 forminhas para ficar mais firme. Deixe no forno a 180º por aproximadamente 30 minutos, mas faça o teste do palito. Depois de assado, abra o bolinho no centro com com uma faca e coloque 1 colher do ganache de chocolate. Para a cobertura, use a criatividade e brinque com os desenhos!


Fazer cupcakes é uma verdadeira diversão!
Bom fim de semana!

AMOR E PANELAS

quinta-feira, 22 de março de 2012

CREPE CHINÊS

Olá amigos! Gostamos tanto de crepes lá em casa que não me canso de fazer! Este crepe ficou uma delícia e foi literalmente fazer uma "faxina" no frigorífico e juntar tudo.


MASSA (rende cerca de 6 discos):
1/2 chávena (xícara) de amido de milho (Maizena)
1/2 chávena (xícara) de farinha de trigo
1 chávena de leite
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de catchup
É opcional colocar uma colher (café) de molho de soja.

  • Bata tudo no liquidificador ou com a varinha mágica.

  • Já postei o preparo do crepe quando postei o de açafrão, mas vou repetir:

    PREPARO: Para o primeiro crepe unte uma frigideira antiaderente com uma gota de óleo ou azeite, para as demais não precisa. Aqueça uma frigideira, coloque uma conha de massa e vá girando a frigideira até a massa ocupar toda a superfície. Mantenha no fogo até a parte de baixo começar a ficar com pontos dourados. Vire e deixe mais uns segundos no fogo. Reserve os discos.

    RECHEIO: Refogue courgettes (abobrinhas), alho francês (poró), couve coração ou repolho,  uma cebola pequena, alho, sal e salsa.  Piqui algumas azeitonas pretas e acrescente sultanas (aquelas passas brancas) para dar  um toque adocicado. Regue com vinho branco.

    Feche o crepe como um envelope e sirva com arroz ou salada!

    Bom apetite!
    AMOR E PANELAS

    quarta-feira, 21 de março de 2012

    Espetada "quase" vegetariana

    Há dias que é melhor uma comidinha mais leve não acham? E que tal umas espetadas? Esta é quase vegetariana, porque tem um pedaço escondidinho de peito de frango. Mas fica a escolha e criatividade.


    PREPARO: Escolha os vegetais de sua preferência. Nesta espetada tem: Courgete, cogumelo, brocolu(i)s, peito de frango, chalota, tomate cereja, tangerina. Numa forma, coloque os ingredientes, o brócolu(i)s deve estar pré cozido e a cebola escaldada para perder um pouco a acidez. Tempere com sal grosso, azeite de oliva e manjerona. Deixe no forno por uns 20 minutos e só no final coloque o tomatinho. Coloque tudo no espetinho e finalize com um gominho de tangerina na ponta.  


    No prato, fiz uma "espécie" de molho/puré de beterraba que ficou um espanto gente! E fez toda a diferença neste prato. Basta triturar uma beterraba já cozida com alho em pó, cebolinhos frescos, sal, um fiozinho de azeite e uma pitada de queijo parmesão ralado e um "tiquinho" de água.
    Depois é só molhar a espetada no molhinho e aproveitar!!!!

    Abracinhos!
    AMOR E PANELAS

    terça-feira, 20 de março de 2012

    Naco de bacalhau com crosta de pão ralado

    Bom dia! Ontem, dia 19 de Março aqui em Portugal foi o dia do pai! E hoje resolvi postar uma receita do papai do meu filho feita no domingo. Um maravilhoso bacalhau no forno!


    INGREDIENTES:
    Batata com casca
    2 ovos cozidos
    Brócolo(i)s
    Lombo de bacalhau
    Azeite de oliva
    Pão ralado
    Alecrim
    Alho (pode ser em pó)

    PREPARO: Numa panela coloque para cozer a batata  cortada ao meio e com casca.  Noutra, os brócolu(i)s. Deixe por poucos minutos apenas para amolecer um pouco antes de ir ao forno.
    Para preparar a "farofinha" basta colocar pão no forno e deixar torrar (sem queimar). Depois triture o pão com (meio) dente de alho  (pode ser uma colher de café de alho em pó) sal à gosto, um fio de azeite e a erva de sua preferência. Nós usamos alecrim. Se gostar pode também por uma pitadinha de pimenta. Reserve.


    Divida o lombo em dois nacos e coloque o bacalhau já desalgado (demolhado) numa forma e cubra com a farofa de pão ralado e também as batatas. Leve ao forno (190 graus) por aproximadamente 25 minutos. No prato, enfeite o naco de bacalhau com as batatas, o brócolu(i)s, os ovos cozidos e  um fio de azeite de oliva. 
    Tá pronto! Receita simples e boa demais! Tipicamente portuguesa!

    Esta espécie de "farofa"  feita com o pão ralado ficou muito saborosa e também pode ser feita com amêndoas.   

    Bom apetite!

    AMOR E PANELAS

    sexta-feira, 16 de março de 2012

    Ganache de chocolate

    Oi gente, Todas as vezes que faço um bolo tenho dúvidas de como será a melhor cobertura e o melhor recheio. Como adoro chocolate resolvi aprender a fazer ganache....e acho que encontrei a felicidade! Até consegui fazer alguns desenhos! Bem, é melhor explicar um pouco desta liguagem cupcake. Para começar você sabe o que é ganache?

    GANACHE é uma mistura de chocolate e creme de leite (natas) que pode ter uma consistência mais cremosa ou mais "soft". `e muito utilizado na confeitaria para fazer trufas, bombons e pode servir de recheios e coberturas para bolos, tortas e os famosos cupcakes.  E euzinha que agora descobri esta maravilha, sinto que  "o mundo dos bolos" será pequeno pra mim.....Claro que ainda sou principiante nisso, mas veja  que "belezura" que ficou o meu primeiro bolo com ganache...


    É uma cobertura super fácil de se fazer e você vai precisar de:

    1 chávena (xícara) de chocolate (preto, amargo) de preferência 70% de cacau.
    1 chávena (xícara) de natas (creme de leite no Brasil)
    4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)
    1 pitada de sal (opcional) 
    NOTA: FAZ TODA A DIFERENÇA OPTAR POR UM CHOCOLATE DE QUALIDADE!

    Os dois últimos ingredientes são usados como opcionais em algumas receitas, depende do gosto de cada um e de quanto é amargo o chocolate. Mas sempre que colocar o açúcar, coloque o sal, pois ele irá ressaltar o gosto do chocolate com o açúcar.

    Primeiro, pique o chocolate bem pequeno para que derreta mais facilmente.
    Aqueça a nata (creme de leite) em fogo baixo até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado mexendo até que o chocolate derreta completamente.

    Quando o chocolate estiver derretido por completo, se quiser misture o açúcar e o sal. Também é opcional colocar (2 a 3 colheres) de licor ou de vinho do porto por exemplo.

    Com o ganache é possível trabalhar de 3 formas:

    O tipo glacê você pode cobrir bolos e cupcakes com uma colher assim que estiver pronto. Este foi o que usei no meu bolo. O resultado é uma camada lisa e brilhante!!! Caso coloque o açúcar na receita, ele vai endurecer formando uma casquinha.

    Para as outras duas maneiras de usar, o ideial é levar o ganache para o frigorífico (geladeira) para esfriar e endurecer, assím fica com uma consistência como da trufa. Tire do frigorífico e cubra o bolo com ajuda de uma espátula ou bisnaga de confeiteiro.

    O segundo jeito de trabalhar o ganache frio é bater na batedeira.  Ficará com um tom mais claro e bem fofo, podendo ser trabalhado com bisnaga de confeiteiro ou espátula mesmo.

    Nota: Não coloque no freezer com a esperança de endurecer mais rápido, pois pode deixar a cobertura toda embolotada.

    O bolinho era a minha  receita de bolo de laranja com casca e pepitas de chocolate!

    Espero que gostem destas dicas preciosas! Eu encontrei isso tudo no blog Barra Doce, que é fantástico por sinal. Espero em breve utilizar este ganache fantástico em cupcakes e cpmpartilhar aqui!

    Ah! Este bolo levei para o meu trabalho porque era aniversário de uma grande amiga.
    Parabéns Maria João!

    Um ótimo fim de semana!
    AMOR E PANELAS

    terça-feira, 13 de março de 2012

    Salada de camarão e cogumelos

    Olá pessoal! O blog tornou-se uma grande alegria lá em casa, e cozinhar que já era uma festa, agora está ainda melhor! Pensamos sempre  na reação de casa seguidor e tentamos que as receitas sejam práticas e saborosas. O resultado tem sido muito bom de todos os lados e agora que já passamos de 50 receitas e quase 50 seguidores me sinto ainda mais feliz! Sei que ainda somos "bebês" nessa história de blog, mas acredito que estamos no caminho certo porque cozinhamos com muito amor! Agradeço a todos por "espiarem" as nossas receitas...

    Vamos variar  hoje e fazer uma saladinha da boa?

    INGREDIENTES:
    Miolos de camarão
    Cogumelos frescos
    Tomates
    Rebentos de feijão ou soja (encontra-se facilmente no mercado - comprei enlatado)
    Manga
    Passas brancas (sultanas)
    Queijo da Ilha ralado
    Salsa e hortelã

    PREPARO:
    Comece por refogar ligeiramente na frigideira com um fio de azeite os cogumelos e os camarões. Pode colocar uma colher de sobremesa de mostarda em grão. Tempere com sal e se quiser um "niquinho" de pimenta para dar um toque picante fica ótimo. Reserve.

    Misture os rebentos, os tomates cortadinhos aos cubos, pedaços de manga, as passas e por ultimo misture os cogumelos e os camarões. Tempere com sal, azeite de oliva e vinagre balsâmico. Polvilhe com queijo da ilha ralado, salsa e uma folinha de hortelã.


    DICA 1: Deixe os camarões apenas por 3 minutinhos na frigideira para não passar do ponto.
    DICA 2: Se preferir pode fazer um molhinho de alcaparras e maionese. É só amassar e misturar tudo com um fio de balsâmico. Fica "dimaisssss"...

    Bom apetite!
    AMOR E PANELAS

    segunda-feira, 12 de março de 2012

    Bolo de Milho

    Oi gente! Vamos começar a semana com um bolo? Segunda-feira é  um dia chatinho né, mas depois de um pedaço deste bolo, garanto que o dia fica mais bonito!!!! Esta é daquelas receitas que tenho no caderninho "das antigas" escrito a mão, e não tenho a menor idéia de onde veio, até já vi muitas iguais na net. É fácil demais, basta usar o liqui e num piscar de olhos tá aí o bolinho...


    Este bolo não leva farinha, mas pode "botar fé" que fica uma delícia!

    INGREDIENTES:
    1 lata de milho (sem a água ok?)
    1 lata de leite condensado
    100gr de côco ralado
    3 ovos
    1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
    1 colher (sopa) de fermento para bolo

    Bata tudo no liquidificador por uns minutos. Unte a forma e despeje a massa. Não esqueça de pré-aquecer o forno a 180º . Leve ao forno por mais ou menos 35min, mas  para garantir faça o teste do palito. Se quiser polvilhe com côco ralado. O bolinho se desmancha de tão macio!!!.


    Boa semana a todos!
    AMOR E PANELAS  

    quinta-feira, 8 de março de 2012

    Beringela recheada com atum

    Hoje é um dia muito especial! DIA DA INTERNACIONAL DA MULHER! Parabéns a todas nós  mulheres batalhadoras, mães, avós, tias, amigas que conseguem ter a bravura e força necessárias para enfrentar as adversidades da vida com a doçura de uma flor! Viva!

    Bem, a receita de hoje é bem prática, ideal para as mulheres de hoje que não tem muito tempo para cozinhar! Se gosta de beringela veja esta receita de forno. O recheio fica a escolha, Eu fiz com atum e vegetais, espero que gostem: 


    INGREDIENTES:
    1 beringela grande
    1 lata de atum
    1 batata
    1 tomate
    talos de brócolu(i)s
    1 cebola pequena
    Vinho branco
    1 colher (sobremesa) de alho em pó
    Manjerona à gosto ou outra erva de preferência

    PREPARO: Com muito cuidado, abra a beringela no meio tire o miolo e reserve. Passe a beringela por água e deixe descansar por uns minutos virada para baixo num guardanapo para soltar toda a água..

    RECHEIO: Misture numa panela o a cebola, o tomate cortado aos cubos, a batata pré-cozida, os brócolu(i)s, o atum e o miolo da beringela. Acrescente uma colher  de alho em pó e sal à gosto Deixe refogar por uns minutos e regue com vinho branco.

    Coloque o recheio na beringela e leve ao forno por aproximadamente 30 min.
    Eu polvilhei com parmesão ralado e como gosto de queijo meio torradinho piquei uma fatia de queijo flamengo só para "petiscar",  mais pode usar o queijo de preferência ou então só com o recheio mesmo fica muito bom!

    NOTA:  Se quiser pode pincelar a casca da beringela com azeite de oliva, fica uma delicia!

    DICA: A beringela ajuda a emagrecer, combate o colesterol e os diabetes e diminui a pressão sanguínea

    Bom apetite "mulheres"....
    AMOR E PANELAS

    quarta-feira, 7 de março de 2012

    Crepe de Açafrão

    Oi amigos! Ta aí uma "coisinha" gostosa de fazer e de comer: CREPE! Minha gente, descobri a felicidade com esta receita! Pode ser doce, salgado, com todos os temperinhos e recheios possíveis. Já testei alguns e vou postando aqui esta semana....Pra já, começamos com este de açafrão! Fica um arraso com a cor amarelinha! Experimentem esta que encontrei no Panelaterapia:

    MASSA (rende cerca de 6 discos):
    1/2 chávena (xícara) de amido de milho (Maizena)
    1/2 chávena (xícara) de farinha de trigo
    1 chávena de leite
    1 colher (sopa) de azeite
    1 colher (café) de sal
    1 colher (café) de açafrão (que deixa esta cor amarelinha)
    • Bata tudo no liquidificador ou com a varinha mágica.
    PREPARO: Para o primeiro crepe unte uma frigideira antiaderente com uma gota de óleo ou azeite, para as demais não precisa. Aqueça uma frigideira, coloque uma conha de massa e vá girando a frigideira até a massa ocupar toda a superfície. Mantenha no fogo até a parte de baixo começar a ficar com pontos dourados. Vire e deixe mais uns segundos no fogo. Reserve os discos.

    RECHEIO: Refoguei courgettes (abobrinhas), cogumelos frescos, uns pedacinhos de frango que tinha temperado, uma cebola pequena, alho, sal e salsa. Regue com vinho branco.
    Use a criatividade para o recheio....fica bom com carne, vegetais, queijo e fiambre, atum e muitos outros.

    MOLHO: Este "molhinho" nós adoramos aqui em casa. Basta misturar uma colher de sopa de mel, uma colher de sobremesa de mostarda em grão e vinagre balsâmico à gosto. leve ao fogo baixinho por uns minutos apenas para misturar e amolecer bem os sabores.

    Despeje sobre o crepe, e seja feliz!

    Ah! Não perca em breve no blog:
    Crepe de chocolate com morangos e Crepe chinês

    Até a próxima
    AMOR E PANELAS

    domingo, 4 de março de 2012

    Pêra bêbada

    Aqui em casa somos  apreciadores de vinho tinto, e resolvemos fazer uma receita bastante fácil e conhecida em Portugal:  Pêra bêbada. Sobremesa bem leve, aprecie...


    PREPARO: Descasque as pêras e numa panela cubra com um bom vinho tinto, 4 colheres de sopa de açúcar, um pau de canela e 3 cravinhos da Índia. Leve ao fogo até o molho reduzir e engrossar (aproximadamente 30 minutos). Deixe esfriar e sirva com uma bola de gelado (sorvete) de natas com chocolate....

    Prove e vai ver o que é bom....

    Abraços
    AMO E PANELAS