Oi gente, Todas as vezes que faço um bolo tenho dúvidas de como será a melhor cobertura e o melhor recheio. Como adoro chocolate resolvi aprender a fazer ganache....e acho que encontrei a felicidade! Até consegui fazer alguns desenhos! Bem, é melhor explicar um pouco desta liguagem cupcake. Para começar você sabe o que é ganache?
GANACHE é uma mistura de chocolate e creme de leite (natas) que pode ter uma consistência mais cremosa ou mais "soft". `e muito utilizado na confeitaria para fazer trufas, bombons e pode servir de recheios e coberturas para bolos, tortas e os famosos cupcakes. E euzinha que agora descobri esta maravilha, sinto que "o mundo dos bolos" será pequeno pra mim.....Claro que ainda sou principiante nisso, mas veja que "belezura" que ficou o meu primeiro bolo com ganache...
É uma cobertura super fácil de se fazer e você vai precisar de:
1 chávena
(xícara) de chocolate
(preto, amargo) de preferência 70% de cacau.
1 chávena
(xícara) de natas (
creme de leite no Brasil)
4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro
(opcional)
1 pitada de sal
(opcional)
NOTA: FAZ TODA A DIFERENÇA OPTAR POR UM CHOCOLATE DE QUALIDADE!
Os dois últimos ingredientes são usados como opcionais em algumas receitas, depende do gosto de cada um e de quanto é amargo o chocolate. Mas sempre que colocar o açúcar, coloque o sal, pois ele irá ressaltar o gosto do chocolate com o açúcar.
Primeiro, pique o chocolate bem pequeno para que derreta mais facilmente.
Aqueça a nata (creme de leite) em fogo baixo até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado mexendo até que o chocolate derreta completamente.
Quando o chocolate estiver derretido por completo, se quiser misture o açúcar e o sal. Também é opcional colocar (2 a 3 colheres) de licor ou de vinho do porto por exemplo.
Com o ganache é possível trabalhar de 3 formas:
O tipo glacê você pode cobrir bolos e cupcakes com uma colher assim que estiver pronto. Este foi o que usei no meu bolo. O resultado é uma camada lisa e brilhante!!! Caso coloque o açúcar na receita, ele vai endurecer formando uma casquinha.
Para as outras duas maneiras de usar, o ideial é levar o ganache para o frigorífico (geladeira) para esfriar e endurecer, assím fica com uma consistência como da trufa. Tire do frigorífico e cubra o bolo com ajuda de uma espátula ou bisnaga de confeiteiro.
O segundo jeito de trabalhar o ganache frio é bater na batedeira. Ficará com um tom mais claro e bem fofo, podendo ser trabalhado com bisnaga de confeiteiro ou espátula mesmo.
Nota: Não coloque no freezer com a esperança de endurecer mais rápido, pois pode deixar a cobertura toda embolotada.
O bolinho era a minha receita de bolo de laranja com casca e pepitas de chocolate!
Espero que gostem destas dicas preciosas! Eu encontrei isso tudo no blog Barra Doce, que é fantástico por sinal. Espero em breve utilizar este ganache fantástico em cupcakes e cpmpartilhar aqui!
Ah! Este bolo levei para o meu trabalho porque era aniversário de uma grande amiga.
Parabéns Maria João!
Um ótimo fim de semana!
AMOR E PANELAS