sábado, 24 de dezembro de 2011

Doce de Tomate e Feliz Natal!

Olá queridos amigos! E chegou o Natal....Neste dia especial quero desejar a todos que acompanham o Amor e Panelas com tanto carinho uma linda noite de Natal, cheia de amor, de pessoas queridas, de comidinhas gostosas! Não esqueçam que hoje também é dia de reflexão, de parar e pensar um pouquinho na vida, no que fizemos este ano e no queremos para o próximo! Dia também de perdoar, de amar....e dizer  "Te amo".

E que tal levar para a casa da mãe, da avó ou dos amigos...um doce de tomate? Se não deu tempo de fazer uma coisinha mais elaborada, se jogue neste doce saboroso, rápido e fácil de fazer....aposto que vai ser sucesso como entrada na ceia de hoje!


INGREDIENTES
5 tomates maduros
1 pau de canela
3 cravos da índia
sumo de meia laranja
3 colheres de sopa de açúcar

PREPARO: Ferva um pouco de água numa panela e coloque os tomates. Rapidamente a pele vai se soltar. Retire a pele, as sementes e corte em pedaços. Numa panela, misture os tomates com o açúcar, os cravos e a canela em pau. Deixe o açúcar desmanchar e misture o sumo da laranja. mexa de vez em quando e deixe apurar. Quando estiver no ponto que preferir, desligue.

DICA: Há quem prefira o doce mais derretido, outros preferem com os pedaços dos tomates inteiros. De qualquer das formas, o doce fica muito bom e vai bem com queijo fresco (branco no Brasil).
DICA 2: O sumo da laranja corta um pouco o doce e deixa com um leve sabor cítrico! Um arraso!


Um ótimo Natal a todos e uma grande beijoca aqui do

Amor e Panelas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Massa picante com camarão e leite de côco

Queridos amigos! Eu sei que este blog daqui a pouco será classificado como o "blog das massas"...mas preciso ser verdadeira e ultimamente estamos na fase das massas mesmo! Quem gosta acho que vai ficar satisfeito....O prato de hoje foi feito pelo marido Pedro....vê-lo cozinhar é  uma arte! Dedico esta post a ele....que ontém fez aniversário! Amor, te amo.....

INGREDIENTES:
Espaguete (esparguete em Portugal) picante - as quantidades desta receita fica a escolha.
NOTA: Nós compramos a massa que já vem com um leve picante, assim mais vermelhinha, mas quem não encontrar basta adicionar pimenta  à gosto, ok?
camarão grande cozido
tomate
leite de côco
azeitonas pretas
mostarda em grão
azeite de oliva
sal
alho
chalotas (aquelas cebolas pequeninas)


PREPARO: Refogue as chalotas, o alho em azeite de oliva,  acrescente o tomate sem sementes, as azeitonas e uma colher de sopa de mostarda em grão.. Deixe apurar uns minutos. Depois "jogue" os camarões já cozidos, e uma lata de leite de côco. Não deixe ferver muito. No final despeje muuuuuuuitos coentros picadinhos....Enrole a massa em círculos e regue com o molho e se quiser polvilhe com parmesão.  Aff! Pense num prato de comer rezando....é este!

Abracinhos!

Amor e Panelas


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Couscous com cogumelos e alcaparras

Oi amigos! Hoje vamos experimentar uma massinha diferente. Gostam de Couscous? Eu confesso que  nunca tinha me interessado muito por fazer! No entanto, resolvi testar e adorei! E como todas as receitas deste blog, é muito fácil de fazer! Bora?


INGREDIENTES:
1 copo pequeno de couscous
1 bandeija de cogumelos frescos
1 courgete (abobrinha) pequena
1 tomate sem sementes
1 colher (sopa) molho de soja
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite de oliva
Sal
1 macinho de coentros
Alcaparras

PREPARO: Coisinha mais fácil gente! Coloque o couscous em uma travessa que tenha tampa, cubra com água quente, um fiozinho de azeite de oliva, sal, uma folhinha de manjericão.  Misture bem  e deixe descansar por uns minutinhos. Outra opção é dissolver um caldo de legumes na água, ou sumo de limão para ficar mais cítrico.
No wok ou frigideira refogue a cebola, o alho no azeite, junte a courgete, o tomate e os cogumelos. Quando começar a grudar no fundo regue com um pouco de vinho branco e misture uma colher de sopa de molho de soja. Pode completar com uma pouquinho de água para ficar um caldinho. Misture o couscous, as alcaparras e polvilhe com bastante coentros! Já está!

Tá aí um pratinho bacana e rápido! Ainda vou fazer couscous com cubos de frango, ou com atum...depois conto....
O legal do couscous é que não fica nada "grudento", fica soltinho e come-se muito bem...E o toque de molho de soja deu um certo sabor "oriental"....Adorei!
Ah! Cuidado com a quantidade de couscous....porque ele duplica de tamanho....um copo rende bastante, ok?

Abracinhos!

Amor e Panelas 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ninhos de macarrão recheados

Olá! Estamos quase no Natal não é? Que maravilha! E eu estou quase a ir para o Brasil visitar a minha família! Enquanto este dia não chega, bora cozinhar? A receita que segue foi inspirada no blog que acompanho e que admiro muito, o Panelaterapia. A minha receita está um pouquinho diferente porque acabei por adaptar alguns ingredientes e usar os que tinha em casa! Gente! Pense numa coisa boa!


PREPARO: 

Faça um molho para a base. Pode ser com aquelas latas de tomate sem pele se quiser. Triture com alho moído, sal e folhas de manjericão pra ficar bem saboroso. Forre o fundo da travessa com ele.
Coloque os ninhos de macarrão CRU, com algum espaço entre eles.
O molho tem que cobri mais da metade dos ninhos. Na minha opinião até pode cobrir quase todo mesmo!!! No centro de cada ninho coloque uma colher de molho branco, ricota, catupiry, requeijão cremoso ou outra idéia que agrade. Como eu não tinha em casa nenhuma destas opões fiz um creme com iogurte grego natural. Apenas misturei o iogurte com coentros, alho e uma pitada de sal. (ficou bom demais!!!!) Parecia ricota!

Aqueça o forno a + ou -200graus.
Depois de colocar o molho de iogurte (ou a opção escolhida) usei um filé de pescada que tinha temperado no frigorífico, cortei em pedacinhos e foi para o centro do ninho mergulhado no creme branco. Mas as opções são muitas para rechear, como por exemplo brócolis, rolinhos de queijo e presunto (indicado no blog da receita original), frango ou carne moída por exemplo...e assim vai!
Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar por 35 minutos. Abra o alumínio e regue os ninhos com o molho do fundo...cubra com parmesão (eu usei parmesão fresquinho ralado na hora) e leve ao forno por mais 10 minutos sem o papel.

Sirva e seja feliz!

Amor e Panelas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mousse de lima

Olá amigos! Estive um pouco ausente, mas já estou de volta! E vou começar a semana com uma receita bem bacana! Talvez a mousse mais fácil do mundo!!! Sabe aqueles dias que você sente vontade de um doce? Ou então aparece uma visita para jantar e não deu tempo de preparar nada para a sobremesa? Pois eis a solução.....
Mousse de lima!


INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de natas (creme de leite no Brasil)
Sumo (suco) de 3 ou 4 limas
Raspas de lima ou folhinhas de hortelã

PREPARO: No liquidificador bata o leite condensado e a nata só um pouquinho. Prepare a parte o sumo das limas (mas só as limas não misture água). Depois vá lentamente misturando o sumo com o liqui ligado. A transformação é muito rápida! Mal o sumo entra em contacto com os ingredientes transforma-se num creme fabuloso! Coloque para gelar uns minutos e decore com raspas de lima ou folhas de hortelã!

DICA 1 : Esta receita rende 4 tacinhas (da foto). Mas se quiser é só duplicar os ingredientes que rende uma boa travessa!
DICA 2: Em relação ao sumo (suco) das limas, a quantidade fica à escolha, porque há pessoas que gostam de sentir o amarguinho da lima e outras preferem mais doce! Das duas  formas fica  uma "DILÍCIA"....

DICA PARA AS MENINAS: Nos dias de TPM funciona que é uma beleza!!! Assim podemos variar e não cair só no chocolate não é?

Boa semana a todos!

Amor e Panelas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Massa com molho pesto e frango

Olá amigos! Hoje a receitinha é das rápidas e de comer "rezando" como dizemos no Brasil! Bora cozinhar?

INGREDIENTES:
Meio pacote de massa (usei esta cotovelo, mas pode ser qualquer uma)
1 peito de frango
Molho pesto
Manjericão
Parmesão ralado
Sal

PREPARO: Deixe o peito de frango temperado com folhas de manjericão ou salsa, alho, sal e azeite, eu esmaguei tudo no almofariz (pilão). Depois de cozinhar a massa, misture um fio de azeite para não grudar e reserve. Agora temos duas opções: Fazer o molho pesto caseiro ou comprar pronto. Existem marcas de pesto com muita qualidade. Pois bem, se optar por usar o molho pronto,, basta cortar o franguinho em tiras e refogar rapidamente na frigideira sem nada, porque no tempero já tem azeite. Depois misture o pesto ao frango e deixe por uns minutos, regue com vinho branco. Misture a massa.  Prove para ver se está bom de sal e Polvilhe com parmesão ralado. E pronto, é só desfrutrar ...

Quem escolheu fazer o pesto (clássico molho de manjericão que teve origem em Gênova, na Itália), aqui vai a receita:

INGREDIENTES: (fonte: receitasgostosas.com)
25g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
1 chávena (xícara) de folhas frescas de manjericão
1/2 chávena de azeite de oliva
3 colheres (chá) de (fica aqui algumas opções): nozes, castanha de caju, amendoas, amendoim ou pinhão sal a gosto
2 pedras de gelo
PREPARO:
Use o liquidificador bata todos os ingredientes muito bem. O gelo serve para manter as folhas verdes do manjericão.

NOTA: Este prato da foto foi feito com "alguma" pressa,  por isso usamos um pesto pronto, mas já fizemos muitas vezes o caseirinho, fica delicioso e não é nada difícil.
DICA1: O frango temperado com bastante antecendência faz toda a diferença, e como usei manjericão no tempero, ainda ficou mais saboroso visto que o pesto é feito também com ele.
DICA 2: Este molho também pode acompanhar peixes ou carnes.

Aproveitem!

Amor e Panelas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Risotto de beterraba e cogumelos

"Porque te juntastes a mim, minha vida ganhou mais cores, tem mais flores no meu jardim..."
Augusto Branco

Olá! Hoje vamos de risotto de novo? O escolhido é de: beterraba e cogumelos....Definitivamente acho um prato muito saboroso e com esta cor avermelhada fica lindo não acham? Ainda vão ver muitos risottos por aqui....


INGREDIENTES:
3 beterrabas pré-cozidas
1 chávena de arroz para risotto
1 bandeja de cogumelos frescos (+ou- 0,300kg)
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de azeite de oliva
1 colher (chá) de alho em pó
manjericão
salsa
parmesão ralado

O CALDO: Use 1 beterraba para preparar o caldo. Triture com a varinha e acrescente água, uma colher (chá) de alho em pó, uma pitada de sal e 2 folha de manjericão. Depois de ferver baixe o fogo e deixe a concha à postos.
Nota: Se preferir pode usar caldo de legumes e diluir em água. Eu fiz com beterraba para ficar vermelhinho e porque gosto do sabor, mas pode-se usar qualquer caldo.

PREPARO: Refogue a cebola e o alho no azeite. Misture as duas beterrabas cortadas aos cubos e deixe refogar por uns minutos (se usar beterraba crua, o melhor é cozinhar a parte). Depois junte o arroz e mais ou menos 3 conchas do caldo. Se quiser "jogue" lá pra dentro umas folhas de majericão. Use sempre o fogo baixinho, o segredo do risotto é cozinhar devagar! Acrescente o caldo por mais duas vezes e deixe até (quase) secar. Junte os cogumelos e repita a operação do caldo. O melhor é ir provando para ver se o arroz está macio. No final não deixe o caldo secar até o fim ok? Polvilhe com salsa e parmesão!


Sirva com um bom vinho tinto! Bom apetite e boa semana!

Amor e Panelas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sopa de brócolo(i)s com feijão branco

Oi pessoal! Pois o inverno chegou em Lisboa não é? Para os brasileiros sortudos, o verão tá na porta...enfim! E junto com o inverno veio uma baita gripe gente! Por isso ontém não tinha a menor condição de postar nada por aqui...sorry! Mas hoje já consigo mexer-me...e sabem o que me ajudou a levantar? O meu chá de gengibre quentinho e a sopinha que fiz...hum....deliciosa....querem ver?


INGREDIENTES:
1 cabeça de brócolo(i)s com as folhas e talos
1 alho francês (poró) grande
1 batata (pode usar chuchu ou nabo) 
1cebola
2 dentes de alho
sal à gosto
coentros e salsa

PREPARO: Como já disse gosto muito de usar a panela de pressão, mas desta vez fiz numa panela normal, porque queria controlar melhor a cozedura do brócolos que é muito rápida. Depois de cozer, misture tudo com a varinha até ficar um creminho, junte um frio de azeite de oliva e o feijão branco já cozido. Polvilhe com parmesão ralado e salsa.



DICA 1: Eu usei uma lata pequena de feijão que vem pre-cozido (tô doentinha né amigos...um desconto por favor...), mas de qualquer forma precisei cozer um pouco porque vem durinho. Se preferirem usem feijão de pacote normal.

DICA 2: Descobri que as folhas do brócolos são muito saborosas e contém inúmeras vitaminas, portanto não joguem fora ok? Estamos em tempos de economia e desperdiçar nem pensar!

LEMBRETE: Sou uma brasileira que vive em Portugal a anosssss....e tento colocar os nomes dos ingredientes das duas maneiras para não haver confusão e nem gozação (hehehe), mas ás vezes posso me esquecer por isso não levem a mal, ok? E podem me corrigir....

BRÓCOLOS (em Portugal) e BRÓCOLIS ( No Brasil....)

Como dizemos no Brasil esta é uma sopa com "SUSTANÇA..."
Provem!

Um beijinho

Amor e Panelas


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Geléia de Manga

Olá! Gosta de doce? Eu adoro! Então aqui vai uma geléia acabadinha de fazer...ainda está quentinha!
Fácil fácil, não tem erro!


INGREDIENTES:
1 manga
3 colheres (sopa) de açúcar
cravinhos da Índia
sumo (suco) de uma laranja
2 folhas de hortelã

PREPARO: Corte a manga aos pedaços e coloque na panela juntamente com o caroço porque com o calor vai soltando mais pedacinhos. Junte o açúcar, os cravinhos e deixe ferver um pouco. Depois exprema com as mãos mesmo uma laranja e junte as folhas de hortelã. Deixe apurar até ficar no ponto de geléia.

DICA 1: Como ainda não tinha feito doce de manga, a receita é rende apenas o que está na foto acima, mas dá próxima vou comprar umas 3 ou 4 mangas e encher algumas embalagens de vidro bem bonitas. Não acha que dá um bom presente de Natal?

DICA 2: Geléia no pão? Ok, é ótimo, mas que tal inovar e provar uma bola de gelado (sorvete) de creme com a geléia por cima? Ou então iogurte natural? Experimentem...ficou simplismente delicioso!


Bem haja!

Amor e Panelas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Risotto de Frango

Aqui em casa gostamos muito de risottos...de todos os tipos....e já testamos vários, que vou com certeza partilhar devagarinho! Hoje é talvez um dos mais simples....e baratos: DE FRANGUINHO!


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fusilli com atum e delícias do mar

Segunda-feira definitivamente é o dia da preguiça! E cozinhar pratos complicados nem pensar não acham? Hoje não tem jeito, vai ser macarrão com atum minha gente! Este até criança faz....é muito fácil e não poderia deixar de compartilhar !

INGREDIENTES:
meio pacote de massa fusilli (parafuso no Brasil)
2 latas de atum
alguns palitos de delícias do mar (acho que no Brasil é kani-kama - uma mistura de carangueiro, peixes entre ouras coisas, se não encontrarem façam só com atum)
1 cenoura
1 courgette pequena (abobrinha)
molho de tomate (natural ou não)
1 colher de vinagre balsâmico
1 cebola
2 dentes de alho
coentros ou salsa
parmesão ralado

PREPARO: Se puderem façam um molho de tomate natural. (No meu caso, triturei 3 tomates bem vermelhos com umas folhinhas de manjericão, tive sorte porque os tomates estavam muito maduros, mas quem quiser pode colocar uma colher de polpa para dar uma corzinha mais bonita).
Refogue a cebola, o alho, a courgette e o atum. Misture uma colher (sopa) de balsâmico e junte a cenoura já cozida. Despeje o molho de tomate e só no fim as delícias do mar porque fica logo cozida ok? Verifique o sal e deixe ferver por uns minutos. Polvilhe com ervas e parmesão e delicie-se!


Amigos...às vezes não precisa de muita complicação e pratos arrojados pra fazer uma boa comidinha! O simples e básico pode ser delicioso!!!

Boa semana!

Amor e Panelas

sábado, 26 de novembro de 2011

Bolo de chocolate com calda de frutas e vinho do porto

Olá! Dia de bolo, oba! O bolinho de hoje é muito simples, a novidade é que  juntei as frutas que tinha em casa e saiu uma calda interessante para acompanhar o bolo....espero que gostem!


INGREDIENTES PARA O BOLO DE CHOCOLATE:
3 chávenas (xícaras) de farinha de trigo
2 chávenas de açúcar (usei um pouco menos)
1 chávena de chocolate em pó ou achocolatado
1 chávena de água a ferver
1 chávena de óleo
2 ovos
1 colher (sopa) fermento para bolo

PREPARO: Misture tudo na batedeira e deixe no forno por aproximadamente 45 min a 180graus. Faça sempre o teste do palito.

A CALDA: Usei algumas sementes de romãs e uvas que tinha coloquei na panela com 3 colheres (mais ou menos) de açúcar mais o sumo (suco) de uma laranja. Deixe ferver por um bom tempo. Depois acrescentei um copinho pequenino de vinho do porto, um pau de canela e 3 cravinhos da Índia. Deixei ferver por mais alguns minutos. No fim, usei a varinha (pode ser o liquidificador) para bater tudo até ficar um creminho e para tirar os excessos das frutas passei pela peneira. Pode-se servir quente ou se preferir bem fresquinha....É só despejar pelo bolo. O interessante é colocar num pequeno jarrinho e deixar que as pessoas sirvam-se a com a calda à vontade.
DICA: Use um pouco menos de açúcar no bolo, porque como a calda é mais doce, não fica enjoativo, ok?


Um ótimo fim de semana a todos!

Amor e Panelas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Espaguete com peixe e molho verde

Oi pessoal! Ontém recebemos dois amigos queridos para jantar, mas sabe como é, no meio da semana temos que ser objetivos e rápidos na cozinha. O prato escolhido foi ESPAGUETE ou ESPARGUETE  (as duas formas estão corretas viu gente...). Entretanto, há algum tempo queria testar um molho verde e arrisquei com brócolo(i)s. Ficou ótimo e acho que "as visitas" saíram satisfeitas! 


PREPARO:
Cozinhe o espaguete,  depois coloque um fio de azeite na massa para não grudar e reserve. Na frigideira, refogue cebola e courgetes (abobrinhas no Brasil). Eu tinha no frigorífico uns filetes de pescada temperados e um restinho de salmão. E como aqui em casa não desperdiçamos comida, foi tudo para a panela! Corte então o peixinho escolhido em tiras e refogue rapidamente (não deixe por muito tempo senão desmancha). Misture também alguns cogumelos e azeitonas pretas cortadinhas. Regue com vinho branco e coloque sal à gosto. Se misturar isso tudo com a massa já fica ótimo, mas eu resolvi incrementar!

MOLHO VERDE: Para cozer o brócolos basta ferver água e por sal. Normalmente o ponto ideal para comer é mais durinho, mas como ia fazer o molho deixei cozer até ficar bem mole. Detalhe: foi para a panela com folhas e talos porque aproveita-se tudo. Depois de cozido coloque tudo no liquidificador, mas não jogue fora a água da cozedura porque vai precisar dela para bater o molhinho. Misture folhas de manjericão, salsa e alho. Bata tudo com a água do brócolos (coloque aos poucos...). E para terminar deixe ferver por uns minutos numa panelinha e se preferir engrosse levemente com amido de milho (maizena...hehehehe).
 NO FINAL ...despeje  o molho sobre a massa com os peixinhos e polvilhe com parmesão ralado.

A MINHA DICA: O molho ficou muito saboroso porque levou muitos temperos. Inclusive ficou  fortinho de alho, mas nós aqui gostamos. Achei uma boa idéia para aqueles que não gostam de comer o brócolos inteiros...e uma boa maneira de proporcionar todos os benefícios desta "florzinha" ás nossas crianças sem que percebam...porque realmente o sabor ficou bastante disfarçado com as ervas e o alho!
OUTRA DICA: Para os que querem manter a forma...este é um bom molho, porque como já devem saber o que mais engorda quando se come massa são os molhos...e este verdinho além de fazer bem a saúde é super leve e pouco calórico!

  • Vejam a maravilha que a natureza nos deu:

Um abraço a todos..

Amor e Panelas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bruschettas com Romã

Oi amigos! Repararam que o Amor e Panelas já tem um logotipo? Gostaram? Estou super feliz e hoje além de postar uma receitinha venho agradecer ao meu primo Renato Chirmici por este presente! Aproveito para agradecer também a outro primo (sim tenho muitos primos...hehe) Gabriel Mafezzolli  pelo primeiro logo do blog. A janelinha ali ao lado está sempre aberta para todos! Obrigada!

Pois bem, vamos lá falar de comida! Estamos a meio da semana e parece-me um bom dia para petiscar não acham? Hoje tenho novas bruschettas. E a única coisa que tenho para dizer é que foi umas das coisinhas mais gostosas que já comi! Tudo muito fácil como sempre mostro neste blog!

Eu e o Pedro compramos ROMÃ muitas vezes e nem sempre exploramos o sabor deste fruto. Mas desta vez resolvemos fazer bruschettas com as romãs Antes uma dica:
Como podem ver na receita de ontém também usei está deliciosa manteiga de alho para fazer as batatas na frigideira. Ás vezes não nos damos conta de que podemos criar muitas coisas com os mesmos ingredientes. COZINHAR É UMA ARTE! NÃO TENHAM MEDO DE INVENTAR...

PREPARO:  Comece por fazer a manteiga de alho. Quando digo manteiga não significa que não seja com margarina, ok? Então no almofariz coloque manteiga, 2 dentes de alho, ervas (usei manjericão, salsa e orégaos) e um fio de azeite. Esmague tudo até formar uma pasta. Depois pegue em fatias de pãozinho integral (ou o pão que tiver em casa) espalhe a manteiguinha e leve ao forno até ficar crocante. O próximo passo é cortar um tomate aos cubinhos e temperar levemente com sal. Por fim, delicadamente coloque as romãs e as ovas de algas (se não tiver esta opção em casa use por exemplo azeitonas pretas em pedacinhos, fica ótimo e com o mesmo efeito visual) Enfeite com um ramo de salsa! E já está!
O que  compartilho aqui são coisas que realmente gostamos, e este petisco é divino! A mistura da manteiguinha com sabor forte a alho e ervas misturado com o delicado doce da romã! Hum! Hum! Hum!

Experimentem!


Uma ótima quarta-feira!

 Amor e Panelas!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Batata com manteiga de alho e orégãos

Alou pessoas! Todo mundo sabe fazer batata cozida certo? Então fica algumas dicas para fazer um acompanhamento muito saboroso com ela!


PREPARO:
1. Comece por cortar as batatas às rodelas. Coloque água para ferver, mas só depois de estar realmente a ferver é que as batatas devem ir pra panela, com sal. Não saia da cozinha para nada, é importante ficar em cima do acontecimento! Passados alguns minutos faça o teste do palito. Se a batata agarrar facilmente mas não cair este o PONTO IDEAL.

2. Eu usei o meu "amigo" Almofariz e fiz uma mistura deliciosa com manteiga (ou margarina), 2 dentes de alho, orégãos frescos, um fio de azeite de oliva e se quiser pode colocar um pinguinho de limão. É só esmagar tudo! Esta manteiga já usei para fazer bruschettas que logo vou postar aqui! Foi de comer "rezando" de tão bom que ficou!

3. Misture as batatas com a manteiga, quando começar a grudar na frigideira regue com um pouco de vinho branco. E esta pronto, um belo acompanhamento para um peixinho ou carne.


MINHA DICA: O teste do palito é importante porque se a batata ficar mole demais não dá para passar na manteiga porque vira puré, e se ficar crua fica horrível!


Até amanhã!

Amor e Panelas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Salmão no forno com molho de laranja e alecrim

Vamos começar a semaninha comendo bem? Gente! O meu filho é completamente apaixonado por salmão, por ele, comia todos os dias! O que me deixa bastante feliz já que este peixinho de cor linda  faz tão bem a nossa saúde! A receita que compartilho hoje é muito fácil. Espero que gostem e façam também.



PREPARO DESTA RECEITA: Uma posta de salmão fresco (grandinha). Comece por fazer uma cama com o papel alumínio. Depois de passar o peixe por água, tempere com sal (não precisa virar dos dois lados, salgar de um lado só é suficiente porque o salmão é muito delicado). Depois exprema o sumo de uma laranja, corte um dente de alho e uma cebola (usei a chalota- aquelas pequeninas). Regue com um fio de azeite e para terminar um raminho de alecrim inteiro.
O TRUQUE....aqui é fechar o papel alumínio como um envelope! Sem nenhum buraquinho senão seca o molho todo. Basta deixar de 15 a 20 minutos no forno à 180 graus. O tempo depende do tamanho da posta. Depois é só servir com o acompanhamento que quiser!
Amigos....este molho de laranja com sabor à alecrim....é dos deuses!!!

A MINHA DICA: Se for fazer o salmão no almoço e tiver a oportunidade, prepare tudo na noite anterior. Ou então deixe tudo pronto algumas horas antes se for fazer a noite! Esta pausa para o peixe descansar nos temperos vale a pena! Costumo fazer isso no fim de semana, deixo tudo preparado e vou passear, quando chego a casa é só ligar o forno e pronto....

Importante saber que o SALMÃO é um peixe de água fria que funciona como protetor do coração, é rico em Ómega 3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduz o colesterol e combate os triglicerídios. É rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas.

Desfrutem de um bom peixinho e se não tiverem alecrim em casa, qualquer erva fresca fica ótimo, já experimentei várias! O salmão da foto era e para o meu filhote JP que tanto adora o salmãozinho!

Um Bem Haja!

Amor e Panelas

domingo, 20 de novembro de 2011

Bife de Atum ao molho de manjericão

Olá amigos! A hora do almoço já passou mas não poderia deixar de compartilhar com vocês o nosso prato de hoje. Um belo bife de atum mal passado com um molhinho muito saboroso que fiz no almofariz (pilão no Brasil). Então sigam:


PREPARO: Este atum estava congelado, então ontém a noite tirei-o do congelador e deixei-o no frigorífico (geladeira). Esta é a melhor maneira de descongelar (devagarinho). Pela manhã fiz um molho no almofariz e despejei sobre os bifes. Depois foi só passar na frigideira. 
DICA MUITO IMPORTANTE: O atum é um peixinho muito especial, mas (na minha opinião) ele fica mais saboroso mal passado. Já tive a experiência de deixá-lo mais tempo na frigideira e achei que ficou seco.

MOLHO DE MANJERICÃO: No almofariz coloque 2 dentes de alho, folhas de manjericão frescas, azeite de oliva à gosto, e meio limão. Depois de esmagar tudo despeje sobre os bifes de atum e deixe descansar no frigorífico. Como só tinha dois bifes de atum também usei o mesmo molho e temperei um filete de pescada. Sirva com brócolos (brócolis no Brasil) cozido e não esquecem que devem ser cozidos por pouco tempo, assim fica mais estaladiço e não perde as propriedades que fazem bem a saúde! Nós também acompanhamos com batata cozida e refogada com molho de manteiga e orégaos, que em breve vou postar!

Então, só para a gente não esquecer vamos ver alguns benefícios do ATUM para a nossa saúde:

Baixa a pressão arterial
Reduz a quantidade de gordura nociva no sangue
Atenua o risco de doenças cardiovasculares
Alivia os sintomas de doenças inflamatórias da pele
Aumenta a protecção contra alguns tipos de cancro, como o da mama, cólon e próstata
Segundo os especialistas o seu consumo frequente ajuda ainda a controlar o colesterol e a hipertensão. O ómega 3 - o tesouro do atum.

O atum é uma das propriedades provenientes das águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos e é uma importante fonte de proteínas (fundamentais para a nossa estrutura muscular), vitaminas (A, B e D), lipídios (ómega 3) e sais minerais (magnésio, cálcio e fósforo que fortalecem os ossos).
Fonte: petiscos.com

 Um ótimo domingo a todos!

Amor e Panelas

sábado, 19 de novembro de 2011

Bolo de Leite Condensado

Olá! Hoje vou mostrar o bolo que fiz ainda a pouco...tá prontinho para o café da tarde! Este é para aqueles dias que dá vontade de comer um doce....mas que não há assim muita disposição para coisinhas mais complexas! Leva 10 minutos a preparar + 40 minutos para assar!


INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
mesma medida da lata de leite
2 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de margarina
1 chávena (xícara) de açúcar
2 chávenas de farinha de trigo (usei um pouco mais)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

PREPARO:
No liquidifiador, bata os ingredientes menos a farinha de trigo e o fermento. Depois misture com a farinha e só no final coloque o fermento. Transfira para uma forma untada (eu polvilhei com açúcar e canela) e leve ao forno por aproximadamete 40 min. Faça o teste do palito.

DICA: Se alguém pensar que ficou doce demais...não se preocupe....ficou apenas com um leve sabor ao leite condensado! E muito macio!

Bom sábado!

AMOR E PANELAS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Massa Mexicana

Fim de semana chegando! Hoje venho compartilhar uma massa mexicana! Receita fácil e que as crianças podem perfeitamente comer...Dá pra fazer com ou sem pimenta, fica a critério de cada um. Vamos a isso?

INGREDIENTES:
Meio pacote de massa (usei lacinho, mas pode ser qualquer uma)
Vegetais
Usei feijão verde (vagem), cebola, cenoura pequenina, milho bebe (aqueles em miniatura) feijão escuro (não o preto), pimentos (pimentão no Brasil) vermelhos e amarelos e pode usar cogumelos.
1 lata de leite de coco
1 colher de mostarda em grão
1 colher de chá de açafrão
1 fio de azeite
Parmesão ralado
Coentros da horta

Deixe os vegetais e a cebola refogarem com um fio de azeite até ficarem macios. Junte o leite de côco, a colher de mostarda em grão e o açafrão e deixe ferver por uns minutinhos. Coloque a massa com os vegetais numa travessa, polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno  para dar uma douradinha e a massa absorver o molho. No meu caso juntei uns pedacinhos de fiambre (presunto) de peru que tinha lá guardadinho no frigorífico e ficou ótimo. Não esqueça de polvilhar com coentros!

DICA 1: Existem muitos mercados que vendem a mistura de vegetais mexicanos (congelada). Pode-se fazer sem nenhum problema, já usei algumas vezes. É só despejar a mistura no wok, leva um pouco mais tempo para ficar macio, só isso. É  mais prático, vamos admitir! Para aqueles dias que a gente chega tarde do trabalho.....uma beleza!

DICA 2: Quem quiser pode usar natas (creme de leite no Brasil) mas meus queridos...engorda muito mais, e queremos manter a elegância certo? Hehehehehe

DICA 3: Como o açafrão é muito suave, depois que o JP comeu, nós cortamos pimenta (pode ser dedo-de-moça , pimenta biquinho ou outra qualquer)  aos pedacinhos (retire as sementes e passe por água se não fica forte demais). Ficou ligeiramente picante e como usamos leite de côco, logo o prato ficou com poucas calorias...e como sabem a pimenta acelera o metabolismo e faz queimar as calorias muito mais rápido! Acompanhamos com chá de gengibre e camomila fresquinho!


Viram? Dá pra comer massa sem culpa...e quem preferir ainda pode usar massa integral!
Desfrutem e boa sexta-feira!

Amor e Panelas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Um franguinho rápido hoje?

O primeiro post aqui no AeP foi sobre o jantar de aniversário que fiz para a minha sogra. Como citei o prato mas não fui muito detalhista resolvi escrever de novo. Este franguinho é realmente saboroso e rápido de fazer  minha gente! Estão com preguiça de ir pra cozinha hoje? Vejam esta receita:


INGREDIENTES
Peito de frango
Cogumelos
Ervas
Courgette (abobrinha)
Creme de cebola ou sopa de cebola
Cebola
Alho
Sal

PREPARO: Como se vê na foto acima, o processo é muito rápido. Comece por temperar o franguinho algumas horinhas antes se for possível, fica sempre mais saboroso. Depois refogue a cebola e o alho com azeite de oliva e junte a courgette às rodelas. Coloque o franguinho cortado e junte umas gotinhas de vinagre balsâmico. Deixe cozer por uns minutos. Junte os cogumelos e o pacotinho de creme (ou sopa) de cebola, acrescente vinho branco, parmesão ralado e capriche nas ervas. Já está!


NOTA: Este mesmo prato já fiz com cerveja e fica muito bom também. É só colocar a cerveja antes do frango e deixar estufar. Depois o resto é igual. Assim não precisa usar vinho branco. Sirva com arroz!
Espero que gostem!

Até!

Amor e Panelas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uma dica para a salada de frutas!

Olá amigos! Não se assustem! Não venho publicar a receita de uma salada de frutas, e sim deixar uma dica para a saladinha ficar um pouco diferente....e muito saborosa! Um belo dia estava a fazer uma salada para os meus Pedro´s e quando fui expremer a laranja para fazer aquele suquinho, tive uma idéia!!! E se eu misturasse aqui o meu "famoso" chá de gengibre com hortelã? Meus caros....e não é que ficou bom demais da conta? Então façam lá a saladinha com as frutas que preferirem, despejem um chá de gengibre com hortelã fresquinho e adoce com uma colher de mel....Eu garanto!!!


Se quiserem ver a receita do cházinho....vão ao TEMA: CHÁS, ok?

Um grande abraço!

Amor e Panelas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bolo de banana com canela, mel e chocolate...

Ontém o AMOR E PANELAS completou 1 mês! Estou muito feliz com todas as visitas, comentários e e-mails que recebo todos os dias. Confesso que nunca imaginei que em tão pouco tempo pudesse este blog se tornar tão especial! Obrigada a todos os seguidores! Espero não decepcionar!
Então para comemorar, lá vai um bolo...Depois de ler  alguns blogs que sigo, juntei algumas dicas de cada um e criei o meu bolinho! E olha gente! Simples e caseirinho! 

INGREDIENTES:
2 chávenas (xícaras) de farinha de trigo
2 chávenas de açúcar
3 ovos
2 bananas (pode ser qualquer banana)
1/2 chávena de óleo
Um pouquinho de leite morno (para deixar o bolo macio)
1 colher (café) de canela
Chocolate preto à gosto
1 fio de mel
1 colher (sopa)de fermento para bolo, (aquele sabem)?

No Liquidificador  bata os ovos, o óleo, as bananas (corte em rodelas para facilitar), o leite morno e o açúcar. Depois à parte coloque a farinha de trigo, o fermento e junte a mistura do liqui. Junte a canela e o chocolate (pode usar as pepitas ou gotas). Eu não tinha em casa e usei chocolate preto de barra (chocolate amargo no Brasil). Por fim um fiozinho de mel, Leve ao forno...e faça sempre o teste do palito, porque cada forno é diferente! O meu truque para os bolos é depois de  30 minutos diminuir a temperatura para acabar de assar uniformemente!


DICA: Eu usei uma forma normal, mas este bolo pode ser feito nas de buraco no meio,  uma dica é antes de levar ao forno polvilhar a forma com açúcar e canela no lugar do trigo. Forma-se uma casquinha muito saborosa no bolo quando se desinforma! Eu recomendo!
Ah! Quanto ao chocolate, eu acredito, que se usarem as pepitas elas se distribuem melhor pelo bolo. Como eu cortei em pedaços "grandinhos" e raspas a minha barra, os pedaços grandes foram parar ao fundo do bolo e as raspas pelo meio. Mas sabem do que mais? Ficou ótimo assim!
A "arte" de cozinhar tem destas coisas...o que pode parecer um erro....acaba por ser o grande diferencial do prato! Adorei!

Bem, ainda vou testar mais alguns bolos de banana, se alguém quiser compartilhar...manda para o e-mail do Amor e Panelas, ok?

Abraços a todos e boa semana!

Amor e Panelas

sábado, 12 de novembro de 2011

Uma dica para a Hortinha!

Olá amigos! Hoje não venho colocar uma receita e sim uma dica! Recebi muitos e-mails e mensagens sobre a nossa horta, mas muita gente me contou que não tem varanda ou sacada em casa e então não sabiam como fazer. Achei que seria interessante dividir com vocês algumas idéias. Inicialmente quando pensei fazer a hortinha era para ser na cozinha mesmo. Aliás começou assim, com vasinhos na prateleira! Depois é que surgiu a idéia da estante de ervas! Então juntei algumas fotos para compartilhar. É tudo muito simples, mas feito com muito carinho! Se têm mesmo vontade de fazer uma horta em casa, dá sempre para encontar uma maneira mesmo que sejam apenas dois vasos com as ervas que mais gostam, vale a pena! Também vi muitas idéias em revistas e sites com latas na parede e  vasos usados como enfeite de mesa (com ervas) e isso tudo em apartamentos minúsculos mesmo! Achei o máximo. Foi aí que me inspirei!


Vamos lá...fazer uma horta? Uma mini-horta...um vasinho que seja? Gostaria muito que alguém fizesse e enviasse uma foto aqui para o Amor e Panelas...Quem vai ser o primeiro?


"Não tenhamos pressa...mas não percamos tempo."
José Saramago

Bom sábado a todos!

AMOR E PANELAS

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bruschettas e Pimentinhos Grelhados

Olá amigos, fim de semana chegando e que tal uma entrada saborosa e rápida? Resolvemos fazer bruschettas e pimentinhos grelhados. Reparem que tanto pode ser uma boa entrada como um petisco para desfrutar com uma cervejinha! E aqui em casa foi o que aconteceu! Primeiro para aqueles que não conhecem vamos lá saber o que são Bruschettas?

Bruschetta (lê-se brusˈketta) é um antepasto italiano feito a base de pão que é tostado em grelha com azeite de oliva e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva por cima da fatia de pão, tomates e manjericão. (FONTE: wikipedia.org)


PREPARO:
1. A primeira bruschetta foi feita com uma torrada já pronta, tomatinhos aos cubos e temperado com sal, azeitonas pretas, folhas de orégãos frescos (da hortinha) e por cima uma espécie de "molhinho" que fizemos no almofariz (ao centro da foto). O molhinho nada mais é do que azeite de oliva, manjericão e alho, esmaga-se tudo para soltar o aroma. Por cima grelhamos tiras de bife de atum fresco  mal passado como se vê na foto.
2. A segunda fizemos com pãozinho caseiro, a diferença é que esfregamos o tal molhinho do almofariz por cima do pão e colocamos uns minutinhos no forno, depois os tomates, as folhas de orégãos frescos e uma novidade que resolvemos experimentar: Ovas de algas. Sim, de algas! O famoso caviar, chique né? Nunca tinha esperimentado, mas é uma delícia  (Compramos na lojinha gourmet  bem baratinho).
3. Os pimentinhos quem fez foi o Pedro, confesso que quando olhei pra eles pensei: Hum....será? Mas o sabor é fantástico e é tão "viciante" que não se consegue parar de comer. Ele jogou os pimentinhos sem nenhuma gordura na frigideira com alho e sal grosso. (tem que ser bastante sal para ficar bom) O truque aqui é deixar os pimentinhos tostarem um pouco e só depois colocar um fio de azeite! Hum!
4. A última é a mais simples de todas. Apenas a torrada com tomate, azeitona e folhas de orégãos da horta.

Sabem quando chegam aqueles amigos em casa e a gente não sabe o que oferecer?
Está aí uma boa e rápida idéia!

NOTA: Se nunca usaram um almofariz (acho que no Brasil se chama Pilão) eu recomendo! Consegue-se sabores fantásticos com ele!

Por hoje ficamos só no petisco ok? Estou a testar uma pizza caseira, logo mostro!

Bom fim de semana a todos!

Amor e Panelas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A "pequena grande" horta!

Olá! Hoje não venho publicar nenhuma receita e sim compartilhar com vocês a nossa hortinha! Chegamos a conclusão aqui em casa que sempre que comprávamos as ervas se não era usado no mesmo dia, no seguinte estava "murcha" e ia para o lixo! Sem falar que não tinha o mesmo sabor...Então resolvemos comprar uma estante pequena de ferro (bem baratinha, mesmo) e começamos a plantar. Comecei com as hortelãs porque sabia que duravam mais tempo e depois como elas foram sobrevivendo começamos a aumentar a "família"! Agora, já temos coentros, salsa, manjericão, orégaos (oréganos), cebolinho e hortelã. Mas já arranjei tomilho e alecrim!
Amigos! Uma simples saladinha de tomate com orégãos frescos....Hum....não tem nada a ver ...
Os cuidados são simples: Regar uma vez ao dia (com pouca água) e nunca nas folhas....mais nada! Para nós que vivemos em apartamento a idéia da estante de ervas na varanda é ótima! E esta estante  pode-se prender na parede por causa do vento. Para quem vive em Portugal, compramos no Ikea.



Nota: Os benefícios da Hortelã estão no TEMA - CHÁS (ao lado direito da página).
Espiem que vale a pena!

Bem, nós adoramos a nossa hortinha e espero que ela cresça ainda mais, porque é maravilhoso poder cozinhar com as ervas fresquinhas tiradas na hora. Portanto, acaba por ser mais econômico, não se joga nada fora e ainda faz bem a saúde! Como é? O que acham de fazer uma horta também?


Atá mais...E não esqueçam de pedir às crianças para ajuda a cuidar da horta, assim elas começam a gostar das ervinhas desde pequenos...e a respeitar tudo que vem da natureza!

Um Bem Haja

AMOR E PANELAS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sopa de Feijão Preto

Olá amigos! Por aqui esta semana o friozinho chegou e a chuva também! O que acham de uma boa sopa de feijão? Bem, para nós "brasileiros" o feijão preto é como o bacalhau para os portugueses! Vou fazer um caldinho bem temperado e com muitas ervas, mas antes, espiem alguns benefícios de comer feijãozinho...

O feijão é uma leguminosa rica em ferro, vitamina B, potássio, fibras e também em carboidratos que fornecem a energia para o organismo e sistema nervoso central.
O feijão preto diminui o risco de ataques cardíacos: contribui para a saúde do coração não só através das qualidades da sua fibra, mas também nas quantidades significativas de ácido fólico e magnésio. Fornece energia e nivela os níveis de açúcar no sangue. Quando combinado com grãos integrais como o arroz integral, o feijão preto fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura elevada.

Ok, agora que já sabem como faz bem comer feijão preto, vou mostrar como faço a nossa sopinha aqui em casa. É simplismente a coisa mais fácil do mundo, "bora lá"!

PREPARO:
Coloque meio pacotinho de feijão preto na panela de pressão. Gente! Podem usar panela normal, mas já aviso que demora muito mais. Então antes passe por água algumas vezes, não é necessário deixar de molho. Depois misture água 2 ou 3x mais do que a quantidade do feijão. Deixe cozer por 25 ou 30min.
Numa frigideira corte 2 dentes de alho grandões e deixe dar uma fritadinha com um pouco de azeite de oliva. (há quem use óleo). Quando começar a ficar douradinho misture uma colher pequena de farinha de trigo para absorver um pouco da gordura e rapidamente jogue a mistura na panela do feijão. Depois é só colocar sal à gosto, coentros e salsa (pode caprichar nas ervas frescas). Deixe ferver por mais uns minutinhos e bata com a varinha até ficar um delicioso creminho. Sirva com pão torrado!


Ah! Não esqueçam: esta é uma ótima refeição para a saúde da criançada! Icentivem!
O JP se lambuza...

Beijocas e até mais!
AMOR E PANELAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tarte Tatin do Pedro

A tarte Tatin (Lê-se "tatan) é uma torta de frutas tipicamente francesa, inventada pelas irmãs Stéphane e Caroline Tatin. É uma torta normal de fruta, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: a massa por cima da fruta. Ao desenformar a torta após cozedura no forno, fica com a fruta no topo. Ao cozinhar as maçãs na mistura de açúcar e manteiga, as maçãs liberam seu suco, aromatizando a mistura, retardando o processo de caramelização e fornecendo assim um caramelo mais cremoso e maçãs cozidas na textura correta. Tortas semelhantes podem ser preparadas com outras frutas, como pêras, pêssegos frescos e até mangas, porém não podemos nomear essas variações de Tarte Tatin. (Fonte: petitchef.com)

Bem, história a parte, ontém o meu marido Pedro resolveu fazer esta maravilha! Vejam...


INGREDIENTES:
10 maçãs Gala pequenas (para uma forma de 24 cm e 5 cm de profundidade + ou -)
5 colheres (sobremesa) de manteiga ou margarina
150g de açúcar
1 colher (sobremesa) de canela em pó.
1 disco de massa folhada (um pouco maior que o diâmetro da frigideira ou forma)
Nota: Para ser mais prático desta vez usamos a massa pronta que tem por aí em todos os mercados, mas pode-se fazer a massa em casa, inclusive deixá-la um pouco mais grossinha do que as prontas).
PREPARO:
1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio no sentido da altura e retire as sementes. Reserve-as em água com um pouco de suco de limão para evitar a oxidação.
2. Espalhe as maças uniformemente, coloque o açúcar, e a manteiga (1 colher em cada canto e 1 no meio)
3. Deixe em fogo cozinhar em fogo médio até as maças obterem um caramelo cremoso e dourado.
3. Espalhe a massa na forma, faça pequenos golpes com a faca e deixe no forno pré-aquecido a 220graus por 5 minutinhos.
4. Depois encaixe a forma com a massa sobre a frigideira como se fosse uma tampa.
5. Com muito cuidado vire rapidamente a frigideira. É preciso ter mesmo muito cuidado porque o caramelo quente  faz horrores na nossa pele.
6. Coloque no forno por mais uns 5 minutos e pronto! Se jogue nesta delícia...quente mesmo...

Dica: Sirva com uma bola de gelado (sorvete)de baunilha

Hum...
Bon appétit! Até a próxima!

Amor e Panelas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Abóbora de novo?

Galera! Depois das receitas com abóbora que publiquei, algumas pessoas me perguntaram o que mais eu faço com a "dita".Pois se existe uma coisa barata, e que fica bem em pratos doces e salgados é a tal da abóbora! E por acaso, ontém tinha uma no frigorífico, olhei pra ela e pensei: O que vou fazer? Também tinha um franguinho temperado....uns brócolo(i)s cozidos....e foi então que decidi fazer um refogado. Vejam lá o que acham:


O preparo é simples: Refogue primeiro o alho e a cebola com a  margarina....depois jogue os tomates e a abóbora na frigideira e deixe até ficar macia....(não muito se não desmancha e vira purê)...junte um pouco de pimenta e no final polvilhe com cebolinhos e/ou coentros.
Gente! E não é que o negócio fica mesmo saboroso? A mistura do doce da abóbora com os temperinhos todos...hum!....É um acompanhamento que fica bom com carne ou peixe grelhado!  É a típica receita para aqueles dias que vc não tem a mínima noção do que vai cozinhar...e são muitos esses dias não são?

Agora já chega de abóbora ok amigos? Hehehehehe....Abraços amigos!


Amor e Panelas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Creme de Cenoura e Abóbora

Olá amigos! Um dos hábitos alimentares que admiro muito aqui em Portugal é o da SOPA.
Aqui se come sopa todos os dias! Os restaurantes e cafés servem sempre uma sopinha do dia junto com os pratos e muitas vezes faz parte do menu. O meu filho tem este hábito em casa e na escola, já que lá também servem uma sopinha diferente todos os dias! Hoje vou mostrar um Creme de cenoura e abóbora que  não tem nada de difícil e é uma sopa muito comum por aqui! Mas achei que era interessante na mesma dividir com vocês...pois então segue:

INGREDIENTES:
5 cenouras
0,350kg (mais ou menos) de abóbora
2 alhos-franceses (alho -poro)
1 nabo grande
1 chuchu ou 1 batata grande
2 dentes de alho
1 cebola pequena
Coentro / salsa
1 folha de hortelã
Sal à gosto

PREPARO:


Bem, para fazer a sopa não há nenhum segredo. No meu caso uso a panela de pressão, misturo os ingredientes com água e nada de gordura. Deixo cozer de 15 a 20 minutos no máximo, depois acrescento um fio de azeite de oliva e uso a varinha para bater a sopa até ficar um creminho.E pronto.....é só desfrutar...

Nota: A sopa pode ser guardada (sem nenhum problema) no frigorifico por 3 dias, o truque é nunca aquecer  toda de uma vez... apenas o que  for comer na hora. Não há nada melhor do que chegar a casa do trabalho, aquecer uma sopinha e comer com um pãozinho quentinho! Não é preciso mais nada...

Vamos lá incentivar este hábito nas crianças também? Hum?

Beijocas

Amor e Panelas